Polícia Militar Ambiental realiza Operação Impacto Piracema em Rifaina e Colômbia
A Polícia Militar Ambiental realizou nesta sexta-feira (9) a Operação Impacto Piracema na área da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental (4º BPAmb), com ações concentradas nos municípios de Rifaina e Colômbia, ambos localizados na divisa do Estado de São Paulo com Minas Gerais e banhados pelos reservatórios do Rio Grande.
As cidades recebem grande fluxo de turistas, especialmente para atividades ligadas à pesca, o que motivou o reforço da fiscalização durante o período da Piracema, quando a pesca é restrita para preservação das espécies.
Ações em Rifaina
Em Rifaina, a operação foi comandada pelo Capitão PM Eufrásio, com preleção realizada na rampa municipal. O esforço operacional contou com:
6 viaturas terrestres da Polícia Militar Ambiental
3 embarcações do policiamento ambiental
2 viaturas do policiamento territorial
1 viatura do policiamento rodoviário
2 viaturas da Guarda Civil Municipal
Apoio do Helicóptero Águia 8, do Comando de Aviação da PM
31 policiais militares empregados
Ações em Colômbia
Já em Colômbia, a operação foi conduzida pelo 1º Tenente PM R. Silva, com a presença do Subcomandante Interino, Major PM Jean. O efetivo contou com:
4 viaturas terrestres do policiamento territorial
2 embarcações do policiamento ambiental
1 viatura do policiamento rodoviário
2 viaturas do policiamento territorial
1 viatura da Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais (PMMG)
19 policiais militares empregados
Objetivo da operação
A Operação Impacto Piracema tem como foco a prevenção de crimes ambientais relacionados à pesca, por meio de ações ostensivas, fiscalizações e orientações aos turistas e moradores sobre as regras vigentes durante o período reprodutivo dos peixes.
Além das abordagens, também foram realizados pontos de bloqueio em locais estratégicos, onde os policiais reforçaram informações sobre a importância da Piracema para a preservação ambiental e as penalidades previstas em caso de descumprimento da legislação.
