Polícia Civil de Barretos desencadeia megaoperação de combate ao tráfico de drogas

09/08/2021

A Polícia Civil de Barretos, por intermédio da DIG/DISE, com apoio de policiais civis de outras unidades do DEINTER-3 (Ribeirão Preto) e da Polícia Penal, através do Canil da Secretaria de Administração Penitenciária (Ribeirão Preto), desencadeou, na manhã desta sexta-feira (06/08), a operação 5ª Avenida (Fifth Avenue), destinada a prender diversos membros de uma associação responsável pelo armazenamento, distribuição e venda de drogas na cidade de Barretos.

A investigação teve início no mês de março deste ano, a partir da prisão de três traficantes de drogas em flagrante, os quais agiam de forma associada. Desde então, os investigadores passaram a analisar diversos documentos, os quais possibilitaram a identificação de outros membros que integravam a citada associação.

Apurou-se, no curso da investigação, que os membros da associação criminosa se dedicavam ao tráfico de drogas na região conhecida como “matinha” ou “brejinho” do bairro Barretos 2. Para isso, foram montados diversos pontos de drogas em ruas variadas do bairro, constatando-se a existência de verdadeiros turnos de trabalho entre os traficantes de cada um desses pontos. Verificou-se, ainda que, no bairro, os traficantes montam barricadas com troncos de árvores nas ruas, impedindo a entrada de viaturas, dificultando o combate ao tráfico.

Além dos indivíduos que efetuavam a venda direta nos mencionados pontos, foram identificados seus “patrões”, os quais eram responsáveis pelo abastecimento das “biqueiras”.

Diante disso, a autoridade policial que presidiu o feito solicitou à Justiça 23 (vinte e três) mandados de busca e apreensão e 9 (nove) mandados de prisão contra os membros da citada associação criminosa. Os mandados foram deferidos pela Justiça, após concordância do Ministério Público e foram cumpridos na data de hoje.

Na data de hoje, os policiais foram as ruas e conseguiram prender 6 (seis) dos 9 (nove) procurados. Um dos investigados foi preso também em flagrante por tráfico de drogas.

Em um dos imóveis, onde reside a companheira de um dos indivíduos preso em março, foi localizada pasta-base de cocaína e mais de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em dinheiro. Ela também foi presa por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, sendo também apreendido um veículo na casa, o qual era utilizado para a venda ilícita de entorpecentes.

O nome da operação faz alusão à forma pela qual os traficantes se referiam aos pontos de venda de drogas, sempre mencionando o número de cada rua onde se localizava o respectivo ponto (“terceira rua”, “quarta rua”, etc).

Participaram da operação 100 (cem) policiais civis dos DEINTER-3 (Ribeirão Preto), divididos em cerca de 25 (vinte e cinco) viaturas.