Pilates fortalece a coluna e combate os sintomas da hérnia de disco

Damiana Fidelis disse que método Pilates é um aliado de quem sofre dores na região lombar. Foto: Reprodução/TV
06/03/2015

Lena Aguilar

Um dos problemas enfrentados pela sociedade moderna é o acometimento de dores nas costas. Normalmente, elas são causadas pela permanência em postura inadequada por longos períodos diariamente. Entretanto, outros fatores são responsáveis pelo surgimento dessas dorzinhas chatas, como a obesidade, sedentarismo e até mesmo o estresse.

Quando as dores nas costas se agravam podem dar origem às situações mais graves, como a hérnia de disco, um problema caracterizado pela ruptura na parte denominada anel fibroso do disco intervertebral. “O disco intervertebral está localizado entre duas vértebras situadas na coluna vertebral e ele é responsável pela estabilidade da coluna”, afirma a professora de Pilates, Damiana Fidelis, formada em Educação Física.

Ela descreve que essa fissura no anel fibroso acaba contribuindo para a saída do núcleo pulposo. “Quando ele sai, gera a compressão das raízes cervicais que atuam na inervação de membros superiores”.

Diante disso, a hérnia discal pode dar origem às dores intensas que afetam não apenas a coluna. Mas, a dores no braço ou na perna, formigamento nos pés ou nas mãos, dormência nos braços ou nas pernas, diminuição de força e atrofia de musculatura. “A hérnia mais frequente atinge a região lombar, mas pode atingir outras áreas da coluna”, informa Damiana.

Pilates ajuda no tratamento da hérnia de disco

O Pilates é um aliado de quem sofre com dores na região lombar, porque o método ajuda a fortalecer a musculatura evitando lesões e ainda atua na prevenção de doenças. “O trabalho com o Pilates é realizado através da estabilização da coluna. Sendo assim, o objetivo é aumentar a força dos músculos profundos, pois eles são responsáveis pela posição adequada tanto das vértebras como dos seus componentes articulares”, explica a professora de Pilates.

De acordo com Damiana, o Pilates é um método que trabalha o condicionamento físico e mental dos indivíduos. “Os exercícios podem ser realizados sem restrições, desde que sejam previamente orientados por um especialista. Essa atividade promove um maior equilíbrio postural e ainda alonga a musculatura em geral. Assim, diminui tensões na coluna vertebral, o que causa um alívio de pinçamentos  e compressões dos discos”, finaliza Damiana Fidelis.