PERIGO - Via de Acesso José Siena vira avenida; pedestres correm risco de morte

Extensão da Vicinal José Siena sem calçadas
23/03/2015

No passar dos anos, a cidade foi crescendo e os bairros foram ficando populosos. Não foi diferente nas margens da Vicinal José Siena, no bairro Eldorado. Além das moradias já existentes, anexo ao Santa Paula comércios foram se instalando e aumentando o fluxo de veículos e de pessoas pelo local. Nos últimos anos, o Alto do Ginásio cresceu bastante após o lançamento do Parque do Cristo Antônio Gimenes.

No ano passado, por volta do mês de novembro, a MRV, empresa construtora de prédios,  entregou o Condomínio “Parque do Sauipe” - no total, são 240 apartamentos, ou seja, são 240 famílias morando no condomínio. Quando foi inaugurado e entregues as chaves,  o perigo era maior que hoje. No local não existiam faixa de travessia de pedestres e nem calçada para atravessar o canteiro central da via. Faixas e calçada no canteiro já estão funcionando, construídas pela Prefeitura, segundo o  engº Auster Faria, diretor de Trânsito do Município de Sertãozinho.

Mas isso não foi o suficiente para dar tranquilidade aos moradores.Hoje ainda existe um grave problema na Vicinal José Siena:  a falta de calçadas nos terrenos e chácaras, sentido apartamentos - Centro. Falta calçada; a velocidade dos veículos que chegam e passam em frente ao condomínio é assustadora.

A responsabilidade de quem é?

Mais uma vez quem fica à mercê de uma situação perigosa no trânsito são os munícipes que por ali passam.

Falamos por telefone com o engº de Obras,  Carlos dos Anjos, e, segundo ele, a Prefeitura já notificou os chacareiros e donos de terrenos, ou casas da extensão da  Via de Acesso José Siena.

“Todos foram notificados e terão 90 dias para construírem suas calçadas. Nós queremos que isso se resolva o mais rápido possível. É uma determinação do prefeito Zezinho Gimenez”, disse o  engº Carlos.   

Sobre os redutores de velocidade (lombadas), falamos com o diretor de Trânsito, o engº Auster Faria, que garantiu que a licitação para a construção de redutores e sarjetões saí nos próximos dias e que os redutores serão instalados na extensão da Vicinal José Siena. “Já fizemos a faixas e a calçada no canteiro. E, assim que for liberada a ordem de serviço, estaremos construindo os redutores. É questão de dias. Acredito que dentro de 10 dias estaremos começando. Podem ficar tranquilos, não esquecemos e sabemos da urgência neste ponto da cidade”, disse o engº Auster.