Pequenas dicas, grandes controles

06/03/2023

Na conta de energia elétrica: ao sair de um quarto, apague a luz. Escolha a lâmpada adequada para a iluminação de um ambiente. Quanto mais Watt, maior é o gasto. Às vezes, uma lâmpada de 100 Watts pode ser substituída por uma de 60 Watts. Da mesma forma, prefira lâmpadas de led, mais econômicas.

Cada eletrodoméstico tem um consumo específico de energia. Quanto maior a potência do aparelho, maior o gasto. No caso de ferro de passar, deixe acumular a roupa para passar tudo de uma vez. O tempo de aquecimento do ferro elétrico consome muita energia. O mesmo se aplica a máquina de lavar roupa e à secadora.

Não deixe a porta da geladeira aberta. Evite abri-la o tempo todo. Desligue a televisão quando ninguém estiver assistindo. Na conta de água: evite o desperdício. Nunca deixe uma torneira quebrada, nem que esta esteja apenas gotejando. O desperdício pode ser maior que 1.400 litros. Outro erro que causa o desperdiço de água é deixá-la aberta enquanto faz outra coisa; por exemplo, escovar os dentes. Se deixarmos a torneira aberta, enquanto escovamos os dentes, desperdiçaremos em média 12 litros de água a cada escovação. Se escovarmos os dentes 3 vezes ao dia, gastaremos12 litros x 3 = 36 litros ao dia = 1080 litros desperdiçados por mês.

Fazer aplicação financeira: veja as vantagens de tentar guardar um pouco de sua renda mensal. Os primeiros 18 anos, poupando R$ 100,00 todos os meses, podem gerar maior de R$ 80.000,00 de aplicação. De economia diária: com tantas tarifas, atualmente, cobradas pelos bancos, será que vale a pena movimentar contas em vários bancos? O correto seria pesquisar um banco que tenha as tarifas melhores e manter sua movimentação bancária apenas neste.

Como comprar roupas bem e barato: abril – maio – junho são os meses da moda outono-inverno. Outubro – novembro – dezembro, meses da moda primavera-verão. Os meses intermediários são de liquidação de estoques. Tente se disciplinar – espere um ou dois meses para comprar a mesma roupa com 30%, 40%, 50% mais barata nas liquidações. Exemplo: compre um casaquinho de lã no final do verão ou uma bermuda no inverno. Cuidado na hora de comprar: verifique a qualidade do tecido. Mais vale uma roupa um pouco mais cara e bem-feita do que uma peça de qualidade duvidosa que encolha na primeira lavagem. Guarde a nota fiscal até a primeira lavagem. Qualquer problema, a loja tem obrigação de trocar.

 

Gilberto César Ortolan Bellini (Beto), mestre em administração, professor da Fatec Sertãozinho e Unip RP.