PELE NA GRAVIDEZ: Especial Dias das Mães

PELE NA GRAVIDEZ: Especial Dias das Mães
10/05/2021

Por DRA. THAIS ARANDA, MÉDICA, CRM-SP: 140.556

 

Neste domingo que comemoramos o Dia das Mães, a coluna desta semana traz uma matéria de cuidados especiais com a pele numa das fases de maior significado da maternidade, que é a gravidez. 

A gestação  é um momento de muitas mudanças na vida das mulheres, assim como na pele. O ganho de peso, o inchaço, as estrias, o aumento da oleosidade e das acnes, as manchas no rosto, também conhecidas como melasma e a busca de cosméticos adequados e seguros para o bebe são as maiores preocupações envolvidas nesse período.

O aumento do volume corporal pode causar a ruptura das fibras elásticas da pele, aumentando os riscos de flacidez e as temidas estrias em região de abdome e glúteos. A hidratação da pele com cremes específicos deve ser priorizada desde o início da gestação, principalmente na região do abdome, onde a pele terá maior distensão durante os próximos nove meses. Os hidratantes devem conservar a barreira protetora da pele, estimular a produção de colágeno e seus compostos devem ser seguros para os bebês. Existem excelentes produtos (industrializados ou manipulados) que reduzem os riscos das estrias quando usados regularmente. Dentre os ativos mais comuns temos a manteiga de karité, a glicerina, os óleos e o ácido hialurônico. Além da hidratação tópica, a ingestão adequada de água, o controle do ganho de peso com dieta balanceada são os principais cuidados para ter uma pele lisinha após a gestação. 

As alterações hormonais típicas da gravidez podem causar aumento da oleosidade e de “cravos e espinhas” no rosto, colo e nas costas, mesmo em mulheres que nunca tiveram esses problemas. Tais oscilações hormonais também são fatores de risco para o desenvolvimento do melasma, manchas marrons comuns nas regiões de bochechas, testa e região peri-labial. A rotina de skincare da mamãe deve incluir limpeza do rosto com sabonete específico, proteção solar - principal aliado contra as manchas,  antioxidantes como a vitamina C em forma de creme estão liberados e hidratantes não oleosos. Demais necessidades e indicações devem ser avaliadas em consulta junto a seu médico de confiança.  

Os dermocosméticos utilizados para esse momento devem ser seguros, uma vez que a absorção de componentes dos cremes através da pele, como exemplo de alguns ácidos, podem ser tóxicos e ter prejuízos para o bebê. Ativos como uréia e muitos ácidos estão proibidos na gravidez, além de aparelhos estéticos de alta frequência, peelings e aplicação de toxina botulínica também são contra-indicados. 

 

Dúvidas e Informações - Telefone (16) 3421-7662 ou pelo WhatsApp (16) 99304-1324

Siga nas redes sociais: @arandaclinica site: www.arandaclinica.com.br

A Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 - Sala 702 - Jd. Irajá - CEP: 14020610 - Ribeirão Preto.