Papa-lagarta-cinzento: ave incomum é flagrada em Sertãozinho (SP)

Papa-lagarta-cinzento: ave incomum é flagrada em Sertãozinho (SP)
24/03/2021

Pouco se sabe sobre a espécie e são raros os registros no Brasil.

Era um final de semana comum na vida do analista de controle de qualidade Deyb Ulisses, que vive em Sertãozinho (SP) e sempre sai para passarinhar na cidade com a bióloga e mulher Mirian Ikeda. No dia 21/02, no entanto, ele acabou indo sozinho atrás de novos registros. Às 6h30 já estava no carro, quando alcançou a estrada de terra e parou depois de vários quilômetros em uma região de mata ciliar em volta de lagos abandonados de antigas usinas da cidade.

“Estava tudo calmo, sem muito movimento de aves, até que por volta das 8h30 comecei a observar alguns encontros e coleirinhas em uma árvore. Logo em seguida, apareceu uma sabiá-poca e eu já estava feliz em observar e fotografar aquelas espécies. Para mim, todas as vezes que encontro uma ave é uma bênção”, conta Deyb que já registrou mais de 160 espécies.

Só que algo muito especial estava prestes a acontecer. Segundo o amante da natureza um casal de uma espécie diferente pousou nos galhos e chamou a atenção. “Eu estava há cerca de sete metros de distância e, mesmo usando uma camuflagem, senti que um deles olhou diretamente para mim e conseguiu me ver. A ave parecia arisca e com a sombra não conseguia olhar os detalhes, mas logo em seguida quando o casal voou para uma região mais aberta e o sol bateu percebi os olhos vermelhos e o bico curvado. Há 10 anos passarinhando na cidade, eu nunca tinha visto a espécie e sinceramente, não sabia qual era”, comenta.

Chegando em casa uma pesquisa revelou o mistério: era um casal de papa-lagarta-cinzento (Micrococcyx cinereus), espécie bem incomum de ser observada e com pouquíssima documentação.

"A espécie é migratória, mas sabe-se muito pouco sobre seus deslocamentos. Aparentemente as populações do sul do Brasil, Argentina e Uruguai migram rumo ao norte nos meses mais frios do ano e acabam surgindo registros em São Paulo e outros estados do Sudeste. Mas é preciso dar sorte para encontrá-la. É como encontrar uma agulha no palheiro", explica o ornitólogo Luciano Lima.

O papa-lagarta-cinzento mede aproximadamente 24 centímetros e se destaca pelos olhos vermelhos. Não há dimorfismo sexual e até hoje não se reconhece nenhuma subespécie. O animal possui comportamento furtivo e costuma viver em capoeirinhas e bordas, matas secas e caatingas.

Deyb conta que a ave foi registrada em apenas 17 estados brasileiros. Em São Paulo é o 23º registro, sendo o primeiro desta espécie em 124 anos da existência da cidade de Sertãozinho. "O que me deixa feliz e muito emocionado é saber que mesmo com tanta devastação na cidade, ocasionada pelos antigos cafezais, e hoje grandes áreas das usinas de cana, a gente continua conseguindo atrair as aves. Isso é incrível”, desabafa.

O biólogo Luciano Lima ainda ressalta a importância do registro do analista. “Registros como este são como peças de um grande quebra-cabeça e ajudam os ornitólogos a aprender mais sobre a espécie e demonstram como os observadores de aves e plataformas como Wikiaves podem ajudar a compreedermos melhor a biodiversidade brasileira.".