Palestra de conscientização sobre o autismo acontece no próximo dia 28

22/04/2015

Abril é o mês de conscientização do autismo e, por esse motivo, o Fundo Social de Solidariedade preparou uma programação especial, que deve contemplar a população em geral e, também, profissionais das áreas de educação e saúde que atuam com pessoas que sofrem da doença.

No próximo dia 28, terça-feira, às 19h, no Teatro Municipal, acontece a palestra “Inclusão da Pessoa com Autismo – Desafios e Possibilidades” – uma ação aberta aos cidadãos em geral, que desejam saber mais sobre o tema. A explanação ficará a cargo da médica psiquiatra Drª Margherita Midea Cuccovia, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, em “Procedimentos de Avaliação no Currículo Funcional Natural e seus efeitos no Funcionamento de Pessoas com Deficiência Intelectual Mental e Espectro do Autismo”.

Já no dia 30, as ações serão reservadas a agentes de Saúde da Família e cuidadores da Rede Municipal de Ensino, que participarão do workshop “Trabalhando com Autismo – Aprender Fazendo”. As atividades também serão conduzidas pela psiquiatra Drª Margherita Midea Cuccovia e também pelo pedagogo Henrique de Cândia Reis, especialista em Atendimento Educacional Especializado e Comunicação Alternativa e Ampliada.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni, reforça o convite para que os cidadãos participem do evento. “Conhecimento nunca é demais e, por isso, gostaríamos de convidar a população a comparecer ao Teatro Municipal, para aprender mais sobre o autismo e aderirem a esse nosso movimento, que propõe um convívio mais humanizado com as pessoas que sofrem do transtorno do autismo”, destaca Tatiane Guidoni, que completa: “aproveitamos para agradecer às secretarias de Saúde e de Educação e Cultura, por incentivarem seus profissionais a participarem da capacitação que estamos promovendo, com o objetivo de aprimorar, ainda mais, o atendimento prestado às pessoas com autismo na rede de serviços do município”.

As ações contam, ainda, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania. (Assessoria de Comunicação PMS)