Pacientes com câncer ganham receitas especiais

“Oficina do Gosto” do Hospital das Clínicas desenvolveu receitas de alto valor calórico, baixo preço e sabor que agrada os pacientes. Foto: Divulgação
06/03/2015

Da Redação

Pacientes com câncer, especialmente aqueles que fazem tratamento quimioterápico, apresentam uma série de efeitos colaterais como náuseas, vômitos, inapetência. São sintomas que prejudicam, e muito, o quadro do paciente. 

Foi pensando nesses pacientes que a docente do curso de nutrição e metabolismo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Rosa Wanda Diez Garcia e a aprimoranda Camila Meirelles, do Programa de Especialização em Nutrologia do HCRP desenvolveram a “Oficina do Gosto”.

Na Oficina do Gosto, os alunos elaboram produtos alimentares voltados para pacientes oncológicos, que necessitam de aumento de consumo de energia e proteínas, que auxiliem o tratamento. Os alimentos são palatáveis, familiares ao cotidiano dos pacientes, econômicos, de boa qualidade sensorial e funcionam como suplemento alimentar.

Atualmente, a Oficina do Gosto conta com 25 opções de alimentos. Todas foram avaliadas positivamente pelos pacientes. A experiência foi tão bem sucedida que se tornou matéria curricular para os alunos do último ano do Curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP. 

Todas as receitas da Oficina do Gosto estão disponíveis no site do Hospital das Clínicas: www.hcrp.fmrp.usp.br. Além das receitas, os pacientes têm acesso a todas as informações sobre a preparação como calorias, custo, rendimento, tempo de preparo e instruções para higienização.