O Lixo

O Lixo
21/06/2021

‘Tudo que existe e vive deve ser cuidado para continuar a existir. A essência humana reside na capacidade de tomar este cuidado. Talvez seja este o maior desafio da capacidade e a responsabilidade com os cuidados com a Terra’. (Leonardo Boff)

O lixo de ontem e o lixo de hoje: os primeiros homens na história eram nômades, tinham suas residências temporárias em cavernas, sobreviviam da caça e da pesca, vestiam-se de peles e eram em números bem menores que hoje vivendo sobre a terra. Quando a comida ficava escassa no local em que estavam, se mudavam para outra região e os seus ‘lixos’, deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.

Conforme o homem foi tornando-se civilizado, e multiplicando-se, começaram a existir novas necessidades. Assim ele passou a produzir materiais para aumentar seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para plantio, roupas mais apropriadas. Com isso precisava obter moradia fixa, iniciando a construção de casas, criação de animais, cultivo de alimentos, etc... O inevitável aconteceu: a produção de lixo começou a aumentar, porém ainda não se caracterizava como um problema mundial ou de grandes proporções. Com o passar dos anos esse desenvolvimento foi se acentuando, a população humana aumentando, aconteceria então a Revolução Industrial. Houve um salto na produção em série de bens de consumo, e foi aí que aumentou a preocupação com a geração e o descarte do lixo. Mas não o suficiente, pois o desenvolvimento era mais importante que suas consequências! Só a partir da segunda metade do século XX houve uma intensa conscientização global da Terra, a população mundial começou a ficar atenta para o que estava acontecendo com o meio ambiente. Com isso o problema da geração e destinação final do lixo foi encarado, porém até hoje não vem sendo tratado com a urgência necessária, melhorias estão sendo feitas, mas vagarosamente, comparado com a devida urgência que o problema exige.

Um fator tão importante quanto triste (para muitos países) é o lixo ser um indicador de desenvolvimento de uma nação, pois quanto mais imponente for a economia do país, mais lixo irá produzir, pois o país está crescendo e as pessoas consumindo mais. Importante dizer que uma das maiores preocupações com o lixo, é a sua composição! Na metade do século a sua grande parte era constituída por matéria orgânica, e com o avanço da tecnologia surgem materiais que estão cada vez mais presentes como plásticos, celulares, isopores, lâmpadas...

Analisemos: antes os bebês usavam fraldas de pano, hoje são descartáveis; leite era entregue em nossas casas em embalagens reutilizáveis, hoje tetrapak; papinhas para bebês feitas em casa, hoje em embalagens descartáveis; bolachas dentro de pacotes de plástico que estão acondicionadas em mais pacotes de plástico; e por aí vai.

O desenvolvimento de novos materiais mostra-se então como um grande ganho para a população de modo geral e para a indústria de modo específico, uma vez que a tecnologia dos materiais permite o menor custo dos produtos e maior versatilidade. É impossível não produzir lixo, além do que muitas pessoas adquirem o hábito de consumir muito mais do que necessitam. Lixo esse que é jogado no ar, na água e no solo, provocando uma poluição irreversível.

Existem maneiras de diminuir essa produção exacerbada de lixo, e uma delas é diminuir o descarte para a natureza de materiais recicláveis pela coleta seletiva, que, além de diminuir consideravelmente a quantidade de lixo, gera renda para quem o coleta. Portanto é de grande importância que haja preocupação tanto em relação à indústria quanto em relação aos consumidores sobre o descarte e consequências geradas por esse ‘novo lixo’. A sociedade tem papel fundamental nesse setor e precisa saber claramente o que pode gerar o uso de cada produto e fazer o seu devido descarte.

A sociedade precisa saber e, se possível, conhecer os incríveis trabalhos feitos a partir de materiais que demorariam milhares de anos para serem decompostos, materiais que na realidade podem se tornar verdadeiras matérias primas para inúmeros objetos, desde mesas e cadeiras até materiais escolares.

Somos muitos, portanto produzimos muito resíduo. Os destinos para o lixo comum nos afetam diretamente. Cabe a cada um de nós escolher transformá-los em lixo ou em luxo.

 

Autor: Egydio Neves Neto Renata Neres