O aparelho mais usado em 2020 e agora em 2021

O aparelho mais usado em 2020 e agora em 2021
24/03/2021

O pequeno aparelho se tornou um aliado importante para médicos e pacientes, pois informa qual a porcentagem de oxigênio no sangue.

Níveis de oxigênio abaixo de 95% são preocupantes! O resultado pode significar uma complicação observada em algumas pessoas com o novo Coronavírus, a “hipóxia silenciosa”. Neste caso, o paciente não sente falta de ar, está estável, mas corre um sério risco de saúde, pois o nível de oxigênio no sangue está comprometido.

Esse fato pode acontecer por volta do 7º dia desde o aparecimento dos primeiros sintomas da Covid-19 e identifica que é preciso buscar ajuda médica imediatamente.

 

Oxímetro

O oxímetro pode ser adquirido em farmácias ou pela internet, sem receita médica, e tem um funcionamento intuitivo. Com o equipamento em casa, fica mais fácil para o paciente acompanhar o nível de oxigenação do organismo. Em indivíduos normais, esta saturação varia de 95 a 100%.

O monitoramento pode ser feito cerca de três a quatro vezes por dia em pessoas com suspeita de Coronavírus, que tenham sintomas como febre, tosse e dor de garganta. Mesmo sem sentir desconforto para respirar, o paciente precisa procurar por atendimento profissional em uma unidade, se o oxímetro aferir menos que 95%.

 

Como medir

Para usar corretamente o oxímetro, apoie a mão em cima de uma mesa posicionada abaixo da altura do coração. Em seguida, encaixe o aparelho no dedo, de preferência o anelar, mantenha em repouso e observe o resultado por alguns minutos. Resultados falsos podem ocorrer quando houver a presença de esmalte, se as mãos estiverem frias, se as medidas forem realizadas com o indivíduo deitado, ou se ele se movimentar durante a medição.