CRISTIANE FRAMARTINO BEZERRA
Acho simplesmente maravilhoso quando as flores das árvores coloridas estão caídas pelos caminhos. Penso que é um poema pronto da natureza que se espalha pelo chão do tempo!
No que dependesse de mim, folhas e flores ficariam por todos os lugares do mundo! Bancos das praças, calçadas...
Lembro sempre do Léo Buscaglia, um autor italiano de que gosto muito. Contou que amava ver as folhas da árvore que havia na porta da sua casa espalhadas pela calçada, que amava andar descalço sobre elas quando secavam e estalavam ao toque dos seus pés.
Porém, a vizinha prestativa varria sua calçada do que considerava ser muita "sujeira" provocada pela árvore. Ele então passou a acordar mais cedo que a vizinha para recolher suas folhas e espalhar na sala da sua casa, para poder curtir e pisar sem incomodar ninguém.
O que era beleza e alegria para ele, era sujeira para a vizinha. Assim como na rua da casa da minha mãe, sua casa é uma das poucas que mantêm vivas duas árvores na frente... Muita gente arrancou suas árvores porque também considerava sujeira o que delas caía. Assim aconteceu em muitos bairros da cidade, especialmente na área central de Ribeirão, Sertãozinho e muitas outras cidades!
Em troca, temos calor em excesso e pouco verde pelas ruas.
Neste aspecto, motivo para eu amar ainda mais o Rio de Janeiro! Muitos bairros têm árvores imensas, centenárias até pelas ruas ainda que danificando calçadas... Mas os moradores as preservam e ainda colocam orquídeas nos seus galhos e troncos!
Para mim e para alguns, de suma importância! Para outros, nem tanto ou nada!
Nossos valores são controversos!
Compreendo que flores e folhas pelas calçadas podem representar risco de escorregões e quedas... Mas o que justifica retirarem dos gramados dos parques, das praças e jardins? A própria natureza vai reabsorvendo! Fica um ar delicioso! A vida mais leve e colorida!
Que possamos ter mais poesia viva pelas ruas! Que voltemos a plantar ao menos uma árvore diante de cada casa em todas as ruas!
Para que tenhamos ar mais puro, mais leveza na alma e mais belezas para contemplarmos!
A Natureza merece nosso carinho!
Ela é rica e caprichosa! Verdadeiramente generosa! Que também sejamos nós assim! Devolvendo alegria e paz nos caminhos sem fim!
A Vida agradece!
Muito Amor e Luz pra você!
Cristiane Framartino Bezerra
Historiadora de Religiões, Escritora, Angelóloga, Celebrante, Cerimonialista, Produtora Cultural
Atendimento Angélico presencial em Ribeirão Preto e Sertãozinho e a distância!
Agendamento: 16 999941696 ou
Instagram: @crisbezerrarp
