Nada como um dia atrás do outro

30/06/2015

Os tempos mudaram. Em momentos de crise onde ninguém paga ninguém e o aumento do desemprego é a tônica da atualidade, quem tem liquidez e dinheiro no bolso está com tudo.

Faça chuva ou sol, frio ou calor, todos os meses o dinheirinho do aposentado e do pensionista, muito ou pouco, está lá à sua disposição.

Há uma década o aposentado incomodava a família, não tinha crédito bancário, atrapalhava a sociedade. Era rejeitado.

Hoje o desemprego cresceu e o dinheiro sumiu.

Os aposentados e pensionistas, apesar da visível redução do poder de compra de seus benefícios, têm liquidez e certeza de recebimento.

Resultado: todo mundo quer seu dinheiro.

 

Me dá um dinheiro aí...

 

A família nunca se interessou tanto pelo rico dinheirinho dos velhinhos para suprir as contas da casa. Não bastasse, ainda na plena vitalidade do aposentado, os filhos, netos e até os parentes mais distantes, discutem abertamente quem continuará recebendo, na forma de pensão por morte, sua aposentadoria.

 

O mercado financeiro

 

O mercado financeiro, com incentivo do governo e com abusivos juros altíssimos, embolsa sem piedade o dinheiro conseguido depois de sofridas décadas de trabalho, à custa da idade avançada ou em razão da incapacidade para o trabalho.

O comércio lhes proporciona “promoções” e vendem remédios com descontos que denunciam o tamanho do lucro neles embutidos, que sequer deveriam ser pagos, mas fornecidos pelo Estado.

Naturalmente que existem as pessoas de boa fé que contrariam esta dura realidade.

Não pague nada a ninguém

Pior ainda são aqueles – Sindicatos, Associações e Outros – que prometem solucionar seus problemas e lhes retiram o dinheiro da feira do final de semana.

Estas entidades cobram mensalidades ou anuidades de filiação sindical ou assistencial. O aposentado e a pensionista devem estar cientes de que não é obrigado a se filiar a nenhum órgão de classe, muito menos permitir que haja descontos no valor de seu benefício.

Há ainda empréstimos consignados sem que o beneficiário tenha contratado com qualquer banco o desconto do benefício.