Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético e Pacto Social pelo Emprego mobilizam reunião junto à Procuradoria Regional do Trabalho

O prefeito Zezinho Gimenez; o vereador Nilton César Teixeira; o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, e outras lideranças do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético participam de reunião na Procuradoria Regional do Trabalho.
06/03/2015

Encontro aconteceu na sede do órgão, em Ribeirão Preto, e reuniu lideranças envolvidas na formatação dos dois projetos

 

Na última terça-feira, 10, na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em Ribeirão Preto, lideranças do Pacto Social pelo Emprego e do Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético participaram de uma reunião com os procuradores Dr. Élisson Miessa dos Santos e Dra. Cinthia Passari Von Ammon, para discutir as possibilidades legais da instalação de um Fórum de Discussão, que possa contar com o apoio do Judiciário nas mediações das questões relativas ao emprego durante o atual período de crise.

O encontro contou com a presença do prefeito Zezinho Gimenez; do vereador Nilton César Teixeira; do secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni; do presidente da OAB de Sertãozinho, Dr. Joanilson Barbosa dos Santos; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Samuel Marqueti; do presidente do Sincomerciários, Jonathan Faleiros; e do representante dos empresários, o advogado Dr. João dos Reis.

No início da reunião, o prefeito Zezinho Gimenez contextualizou os procuradores sobre as motivações que levaram à criação do Pacto Social pelo Emprego. “À época, havia um cenário confuso, que comprometia a representatividade do Sindicato dos Metalúrgicos, que estava sob intervenção judicial para regularização; a dificuldade da manutenção do nível do emprego no município e a ausência de diálogo entre as instituições representativas de classe. Como consequência da formalização de ações que pudessem apoiar os trabalhadores e evitar a iminência de novas demissões em massa, surgiu o Pacto, que também tem compromisso com a retomada do setor sucroenergético”, explicou o prefeito.

Objeto de um dos itens da Carta do Pacto Social pelo Emprego, o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Liboni, percebeu na postura dos procuradores, mais um passo importante para sensibilizar todos aqueles que podem se envolver com a retomada dos investimentos no setor. “Os procuradores manifestaram seus entendimentos de que o Fórum poderia ser um instrumento importante, desde que opinativo, preservando as legitimidades constitucionais dos sindicatos nas negociações, e apresentaram disponibilidade e interesse na participação de mediações de demissão em massa, respeitando-se os limites da sua independência funcional. Essa sinalização por parte do Judiciário é muito importante, demonstrando preocupação com o momento crítico pelo qual passa o emprego em toda a nossa região e com a transparência negocial nas relações de trabalho”, pontuou Liboni.

As entidades envolvidas no Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético seguem trabalhando na formalização de reivindicações que devem ser levadas a Brasília, além de um fórum de discussões sobre o mercado estratégico do etanol e suas aplicações específicas.