Morre o garotinho Felipe Nunes de 4 anos de idade que foi picado 5 vezes por um escorpião

Morre o garotinho Felipe Nunes de 4 anos de idade que foi picado 5 vezes por um escorpião
06/09/2021

O garoto Felipe Nunes estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e teve o óbito confirmado. Escorpiões também invadiram Matão e muitas cidades da região

Uma criança de quatro anos morreu, por consequência de picadas de escorpião. O incidente ocorreu no Parque Ribeirão, zona Oeste de Ribeirão Preto. Felipe Nunes estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital das Clínicas e teve o óbito confirmado por uma fonte interna do estabelecimento.
O quadro dele era considerado grave. Isso porque ele levou diversas picadas do animal. O bicho, inicialmente estava na sua barriga, contudo, na tentativa de afastá-lo, a criança o pegou na mão e levou cinco picadas no dedo. A quantidade de veneno empregada foi muito grande, por causa disso, parte do membro ficou em estado de necrose. Nunes já havia entrado em quadro de morte cerebral nesta segunda (30).

Outros casos

Esta não é a primeira vez que situação semelhante ocorre no município. Em 19 de julho, uma menina de três anos, moradora de uma comunidade localizada na zona Sul da cidade, morreu pelo mesmo motivo. Segundo o pai da menina, a criança o viu mexendo em alguns tijolos e então decidiu imitá-lo. Foi aí que ela pegou um pedaço do material e imediatamente o soltou afirmando que o tijolo havia espetado ela e começou a chorar. Em seguida, ela começou a relatar que estava com muita dor. Os pais deram um banho na menina que, tempos mais tarde, relatou estar sentindo falta de ar, muita sede e começou a gritar bastante. Ela chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu e morreu.


Recomendações

Conforme o Ministério da Saúde, caso alguém seja picado por escorpião, é recomendado que a pessoa seja encaminhada rapidamente para o atendimento médico. Se possível levar o animal ou uma foto para identificação da espécie de modo a dar um tratamento eficaz.


Fonte: TV e Portal da Thathi (Shiavoni e Luís).

 

Escorpião

 

Quando a vítima é um idoso ou uma criança, pode ser fatal. Evite acidentes! Agosto e setembro são os meses em que mais aparecem escorpiões, pois é justamente nesses meses que eles têm seu período de reprodução. Já não é a primeira vez que a imprensa tem noticiado que a picada do escorpião  está levando crianças a óbito. De maneira repetitiva recebemos informações sobre a localização de escorpiões em residências e casas, mesmo sem ter entulhos, mesmo sem ter nada acumulado, porque muitas vezes a picada pode ser fatal. Para evitar a vinda e a entrada dos escorpiões no ambiente no qual vivemos, siga as seguintes dicas:

 

Coloque telas nos ralos.

Ponha rodo de vedação nas portas.

Instale protetor nas tomadas.

Elimine frestas das paredes ou chão.

Mantenha o quintal cuidado e limpo.

Elimine entulhos.

 

O número de filhotes varia de 15 a 25, de acordo com a espécie e após o parto, os filhotes alojam-se no dorso da mãe por cerca de uma semana, até sofrerem a primeira ecdise e partirem para a vida independente. Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. Quando for picado por escorpião o que acontece? A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada, entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjôo, vômitos, dor de cabeça, espasmos musculares e queda da pressão, havendo, até, risco de morte. E o pior que a grande maioria dos escorpiões são venenosos! Cuidado! Fiquem alertas!