Mesmo no frio, os cuidados com os cabelos não podem “esfriar”

Mesmo no frio, os cuidados com os cabelos não podem “esfriar”
06/06/2022

Médica especialista em dermatologia explica o que fazer para os cabelos continuarem saudáveis mesmo durante o inverno, período em que o ressecamento pode se agravar

Com certeza, você já ouviu falar sobre o mal que o sol, o calor e a água do mar podem fazer para o seu cabelo. Mas você sabia que temperaturas muito baixas também podem acabar prejudicando os fios? Em geral, nossos cabelos são partes que precisam de cuidados regularmente, assim como a nossa pele, e, no inverno, isso não seria diferente.

Durante esse período mais frio do ano, além da queda de temperatura, ocorre a redução da umidade do ar, o que pode causar crises respiratórias e castigar nossa pele e cabelo, fazendo com que ele fique ressecado e quebradiço. Segundo Flávia Villela, médica especialista em dermatologia e medicina estética, duas ações muito comuns do nosso dia a dia ainda podem se tornar um grande vilão quando falamos sobre esse assunto.

“É muito comum que em dias frios utilizemos a temperatura máxima do chuveiro, mas essa é uma prática que pode prejudicar muito, já que a água quente irá remover o óleo natural da pele. Banhos extremamente quentes ainda podem secar o couro cabeludo, fazendo com que ele descame”, explica Flávia, que lembra, ainda, o cuidado com a utilização de secadores com muita frequência.

Todas essas ações são coisas que influenciam na saúde capilar, mas é importante você saber que é possível evitar esse problema, apenas com cuidados simples, que podem ser adaptados a sua rotina.

CUIDADOS PARA EVITAR O RESSECAMENTO DO CABELO

Felizmente, mesmo que o frio possa trazer alguns problemas para os fios capilares e para o couro cabeludo, existem algumas ações que podem minimizar o dano e garantir que seu cabelo continue firme, forte e bonito. Segundo Flávia, atitudes simples e constantes ajudam no combate desse problema.

“Quando falamos que o frio prejudica o cabelo, algumas pessoas podem se assustar, mas a verdade é que algumas coisinhas simples ajudam a evitar esse ressecamento. Não deixar de lavar o cabelo, evitar banhos quentes, usar de forma adequada o condicionador, secar bem os fios e não utilizar muitos adereços na região são exemplos disso”, explica a médica.

Além desses, Flávia lista outras atitudes que podem ajudar a prevenir o ressecamento do fio:

  • Evite sair de casa com o cabelo molhado;
  • Use condicionador;
  • Redobre os cuidados se seu cabelo for colorido;
  • Use gorros, mas não abuse;
  • Mantenha uma alimentação saudável.

 

HIDRATAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE

É importante que a hidratação dos cabelos continue em dia, mesmo durante os períodos mais frios. Flávia diz que a preferência por xampus e condicionadores que possuam propriedades hidratantes é uma ótima aposta para esse momento.

“Muitas pessoas evitam lavar o cabelo no frio e isso é um erro. Não é recomendado lavar todos os dias, mas com uma certa frequência [isso vai depender do cabelo da pessoa], utilizando os produtos corretos e mantendo uma rotina de hidratação a cada 10 ou 15 dias”, explica a especialista.

Uma boa hidratação, mesmo que realizada em casa, vai garantir brilho e saúde aos fios. Por isso, é sempre necessário consultar um profissional antes de comprar os produtos necessários. É importante ressaltarmos também que a utilização de gorros e bonés são uma ótima aposta para proteger a região, mas, como no verão, não é recomendado o uso constante.

“Usar toucas por muito tempo pode se tornar um vilão para o cabelo. Isso porque, ao esquentar a região, a produção de suor aumenta. Consequentemente, a sudorese pode acometer a região. Não é proibido usar, mas é sempre bom deixar o couro cabeludo respirar, mesmo em dias mais frios”, explica Flávia.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TAMBÉM É UM ALIADO

Provavelmente, você deve estar cansado de ouvir isso, mas a realidade é só uma: manter uma alimentação saudável evita o surgimento de problemas, inclusive no couro cabeludo.

Vitaminas são ótimas aliadas para o cabelo. Por isso, invista em alimentos que contenham vitamina A e sejam ricos em proteínas, ômega-3, ferro e zinco. Outra atitude muito recomendada é beber bastante água.

“Alimentos como peixes, cenoura, ovos, carnes e outros são ricos em vitaminas que são fundamentais para o nosso corpo. Por isso, uma dieta balanceada pode ser um grande aliado para manter os fios capilares fortes e sedosos. Ingerir bastante água também ajuda. Afinal, você manterá todo o seu corpo hidratado”, finaliza a médica.