Mentiras e verdades sobre a onda de frio que chegou ao Brasil nesta semana

Mentiras e verdades sobre a onda de frio que chegou ao Brasil nesta semana
23/05/2022

A massa de ar polar atinge grande parte do país e derruba as temperaturas

 

Mariana Costa - Estado de Minas

 

Diante de informações de origem duvidosa ou bastante exageradas que têm circulado nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre a onda de frio que chegou ao Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decidiu explicar o que é mentira e verdade sobre o fenômeno. Segundo o órgão, a massa de ar frio polar provoca uma queda acentuada da temperatura na Região Centro-Sul do país, mas não de forma exagerada. Ela é uma massa de ar atípica pelo seu posicionamento e dimensão, mas não pela intensidade. Os ventos podem superar os 100 km/h no litoral do Rio Grande do Sul. Há também a possibilidade de ciclone subtropical na costa da Região Sul.

De acordo com o Inmet, podem acontecer ainda episódios de chuva congelada. A previsão de neve é apenas para a Região Sul do país. Já geada pode ocorrer em Minas Gerais, nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Mato Grosso. O instituto alerta que não existe o termo erupção polar histórica e que a onda de frio não é a maior dos últimos 100 anos no Brasil, embora, em alguns lugares, as temperaturas mínimas possam atingir recordes.

Além disso, a massa de ar frio polar não deve chegar à Região Nordeste do país e as temperaturas não vão atingir -10ºC. Chance de neve em Goiás, no Distrito Federal e demais regiões centrais do Brasil também estão descartadas. O Inmet lembra que frentes frias, frio e calor intenso continuarão a acontecer. "O que geralmente pode ser falso em uma 'notícia duvidosa' de clima são valores extremamente exagerados e sem embasamento científico."

Em caso de dúvidas, o instituto pede ainda que as pessoas acessem o site ou as redes sociais do órgão para confirmar informações e não compartilhem notícias falsas.

 

(Com informações www.correiobraziliense.com.br)