Menina atropelada na calçada por adolescentes em fuga da PM em SP seguia para formatura na escola, diz mãe

18/12/2023

Estudante de 15 anos sofreu fraturas na mandíbula e quebrou três dentes. Irmãos de 14 e 17 anos estavam em moto que compraram de desconhecido; o mais velho foi apreendido.

 

Mãe da estudante Isabelle Carolina de Assis Dias, de 15 anos, Lilian de Assis Dias disse nesta quarta-feira que a filha seguia para a cerimônia de formatura na escola em Sertãozinho (SP) quando foi atropelada na calçada. Os ocupantes da moto, dois adolescentes, irmãos de 14 e de 17 anos, estavam em fuga da Polícia Militar .

“Ela estava tão empolgada. Ficou o dia inteiro treinando maquiagem, porque ela mesma se maquia. Estava numa felicidade. Simplesmente, eles acabaram com o sonho dela de se formar e com a vida dela, porque vai ficar um trauma”, afirma.

O jovem mais velho foi apreendido.

 

Atropelamento na esquina da escola

O atropelamento aconteceu na noite de terça-feira (12), próximo à Escola Estadual Professora Edith Silveira Dalmaso, no Jardim Jamaica. As imagens de câmeras de segurança mostram Isabelle caminhando pela calçada, quando é atingida pela moto com os dois jovens.

Com o impacto, a menina é lançada alguns metros à frente e bate a cabeça contra um carro estacionado. Um dos adolescentes na moto ainda chuta a estudante antes dela cair no chão.

Na sequência do vídeo, por pouco os adolescentes não atingem mais cinco mulheres que estavam na calçada.

Lilian disse que ela e o marido tinham deixado Isabelle na esquina da escola. Eles voltariam mais tarde porque o combinado era que os estudantes chegassem mais cedo para finalizar os preparativos da cerimônia de formatura.

“Nós escutamos o barulho. Eu achei que era skate, mas meu marido falou assim: ‘eu escutei a Isabelle gritando pai.’ Rodeamos o quarteirão e vimos ela ajoelhada no chão. Na hora que eu vi ela no chão, eu achei que ela estava morta. Eu entrei em choque.”

 

Ferimentos graves

Isabelle foi levada à Santa Casa e recebeu alta nesta quarta-feira. Parte da maquiagem feita para a noite especial ainda está no rosto da jovem.

De acordo com Lilian, a filha sofreu diversas fraturas na mandíbula, quebrou três dentes e vai precisar de reabilitação. Ela está se alimentando com líquidos.

“Ela sofreu fratura na mandíbula e quebrou dois lados. Ela vai ter que fazer cirurgia, mas uma parte terá que ser feita com a fonoaudióloga para conseguir abrir e fechar a boca normal. Ela levou sete pontos, quebrou três dentes. Provavelmente, vai ter que fazer uma cirurgia na boca. Partes do tratamento o SUS não cobre”, diz.

 

Fuga com moto sem procedência

Segundo a polícia, dois irmãos menores de idade estavam na moto. A Polícia Militar tentou abordá-los momento antes, mas eles desrespeitaram a ordem de parada, provocando uma perseguição.

Os irmãos só pararam a moto quando bateram contra um carro. O mais velho foi detido pela PM, e o caçula fugiu.

Levado à delegacia para registro da ocorrência, o adolescente de 17 anos, que dirigia a moto, foi apreendido. O delegado Eric Natalino Germano, responsável pelo caso, disse que ele foi ouvido informalmente.

“Ele alegou que não tinha carteira de habilitação, que tinha adquirido a moto de um desconhecido e que os pais não tinham conhecimento. Eles estavam andando pelas imediações quando avistaram a PM. Mesmo diante da ordem de parada e sinalização, eles decidiram empreender fuga”, afirma.

Germano disse que o caso foi relatado ao Ministério Público (MP), que deve se manifestar a favor ou contra a manutenção da apreensão do jovem de 17 anos. A polícia espera ouvir o irmão dele, que estava na garupa e não foi localizado até o momento.

O caso foi registrado como lesão corporal, omissão de socorro e direção de veículo sem permissão ou habilitação. Se condenados, os adolescentes podem ficar na Fundação Casa por até três anos.

 

Fonte/ Texto e Foto: G1