MEIO AMBIENTE LEVADO A SÉRIO - Sertãozinho tem a melhor nota entre as cidades da região certificadas no Programa “Município VerdeAzul”
Mais uma vez, Sertãozinho comprovou a seriedade com que o município trata as questões relativas ao meio ambiente. Na última quarta-feira, 13, representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, e pelo vereador Renato Aparecido Schiavinato, a cidade recebeu, por mais um ano, a certificação do Programa Estadual “Município VerdeAzul” (PMVA).
A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo/SP, formalizando a ceritifcação deste ano de 2017 para 48 municípios, dentre as 645 cidades do Estado. Mais uma vez, Sertãozinho figurou entre o seleto número de cidades certificadas, mantendo a mesma posição de 2016 (16ª colocação no ranking), mas com um diferencial: sua nota (87,39 pontos) foi a maior entre as únicas três cidades da região ceritificadas nesta edição. “Este certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura certificada prioridade na captação de recursos junto ao Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Durante o ano, passamos por três fases avaliatórias e, nesse período, tão importante quanto o respaldo que a Administração nos dá para executar as ações necessárias, foi a adesão da população a novas rotinas, como a separação e destinação correta dos recicláveis para a coleta seletiva, por exemplo, que é um ganho indiscutível para a qualidade e preservação ambiental”, comentou o secretário Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Ainda durante a cerimônia, mais uma boa notícia: Sertãozinho classificou-se em primeiro lugar no ranking da Undiade de Gerenciamento de Recursos Hídricos à qual pertence e, como reconhecimento, recebeu o Prêmio “Governador André Franco Montoro” – criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), que foi o embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Todas as informações relativas ao ranking dos municípios certificados podem ser acessadas no site: verdeazuldigital.sp.gov.br.
Sobre o Programa
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA pretende estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
As ações propostas compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, com os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. (Assessoria de Comunicação PMS)