MEIO AMBIENTE - Dezoito empresas sertanezinas são certificadas com o “Selo Verde 2018”
Sertãozinho está cada vez mais com foco no futuro e na sustentabilidade; em consequência disso, 18 empresas do município foram certificadas na quarta-feira, dia 12, no Paço Municipal com o “Selo Verde 2018”.
A certificação “Selo Verde” tem por objetivo indicar e reconhecer as empresas/indústrias do município de Sertãozinho, como ambientalmente sustentáveis, as quais têm preocupação com as questões ambientais e lidam, positivamente, com seus impactos ao meio ambiente, trazendo benefícios tanto aos seus funcionários, quanto à sociedade e ao meio ambiente.
Durante a cerimônia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente certificou com o “Selo Verde 2018”, as empresas: Caldema Equipamentos Industriais; TGM Indústria e Comércio de Turbinas e Transmissões; Transportadora Especialista; TE LOG Logística; Pama Mecânica e Fundição; Barra Mansa Comércio de Carnes e Derivados; ADDN - Assistência Técnica Comercial e Industrial; Molbor Ind. e Com. de Artefatos de Borrachas; Authomathika Sistemas de Controle; Serquímica Indústria e Comércio de Produtos Químicos; Fundição Moreno; FAV Fundição Água Vermelha; SR Tubos Comércio, Importação e Exportação de Tubos; Mult Engrenagens, Equipamentos Industriais e Serviços; MSELLI Engenharia e Consultoria; Montservice Montagens e Serviços Industriais; Vemag Equipamentos Industriais e RG Sertal Comércio e Prestação de Serviços.
Todas essas empresas atingiram pontuação igual ou superior à meta estipulada pelo programa, que avalia 10 critérios:
1 – Tratamento/destinação adequado dos resíduos industriais;
2 – Política interna de coleta seletiva de resíduos;
3 – Controle de poluição do ar;
4 – Controle de poluição sonora;
5 – Plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
6 – Apoio a entidades ambientais (ONGs, associações, etc.);
7 – Ações de educação ambiental;
8 – Iniciativas de arborização e doação de mudas;
9 – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;
10 – Reutilização de água pluvial.
O ato de certificação contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas o prefeito Zezinho Gimenez; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; o vereador Rogério Rodrigues da Silva, representando a Câmara Municipal, e outras diversas autoridades.
O secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes fez uma breve declaração. “Gostaria de parabenizar todas as empresas participantes, principalmente, pelo comprometimento com o meio ambiente; é bonito ver que a cada ano o número de empresas certificadas cresce”, comentou.
O prefeito Zezinho Gimenez também aproveitou o ato e discursou. “Eu costumo dizer que Sertãozinho se tornou a cidade que é hoje, graças a toda a população; e na questão de meio ambiente vem se tornando cada vez mais, uma cidade limpa e sustentável, mas, tudo isso é graças a vocês, que estão sendo certificados hoje, e também a todos os cidadãos que contribuem para uma cidade pronta para o futuro”, finalizou o prefeito.
Vale destacar que, o “Selo Verde” tem validade de um ano e tem peso no fechamento de negócios, já que muitas empresas, em território nacional e de outros países, exigem a comprovação de sustentabilidade ambiental de seus fornecedores.
Fauna Legal
A Secretaria de Meio Ambiente aproveitou a oportunidade para envolver os representantes das empresas presentes em mais um de seus projetos: o “Fauna Legal”, que tem por objetivo engajar a sociedade no registro e levantamento de espécies de animais silvestres existentes em nosso município, atendendo a uma diretriz do Governo do Estado.
As empresas sertanezinas, em especial as que estão situadas em regiões mais afastadas da área urbana, costumam registrar ocorrências com animais silvestres (até mesmo suçuaranas), e o registro desses animais pode ajudar a Secretaria de Meio Ambiente a mapeá-los, entender seus hábitos e protegê-los. (Departamento de Comunicação PMS)