MEDALHA - Vereadora Neli Tonielo e Vereador Dino Merlim fazem homenagem ao lutador de jiu-jitsu Paulo Merlim e seu técnico Edvaldo Martins Franco

05/03/2018

Garoto simples, de poucas palavras e muito focado, Paulo sinaliza que vai para sua primeira competição no exterior.

Aos 16 anos de idade e um talento mais que especial para conquistar medalhas no jiu-jitsu.

Paulo Henrique Merlim começou a treinar aos oito anos de idade, acompanhado pela Secretaria de Esportes e Lazer do Município, sobre a orientação do treinador Edvaldo Martins Franco.

Entre suas principais conquistas estão 3 títulos paulistas pela Federação Paulista de Jiu-jitsu e 3 vezes campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de jiu-jitsu.

Em 2017, foi campeão do Open Curitiba – IBJJF, ganhando 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono.

Definição tão rápida quanto os golpes aplicados pelo Atleta Sertanezino Paulo Henrique Merlim, que entre os dias 15 e 21 de janeiro participou do maior evento de jiu-jitsu do planeta: o European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018.

Também no ano passado foi campeão do Open BH – IBJJF, conquistando mais 4 medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.

Destacam–se também as conquistas: Campeão Brasileiro de jiu-jitsu sem quimono por categoria e absoluto, no Rio de Janeiro; campeão sul-americano por categoria e vice-campeão sul-americano no absoluto, em Barueri.

Paulo Henrique Merlim sempre treinou em Sertãozinho e, há algum tempo, recebe apoio da Equipe Gracie Barra da cidade. Também é apoiado pelo educador físico Douglas Daniel Daher, na preparação física.

Para ganhar

 O treinador Edvaldo Franco endossa que, baseando-se no desempenho do atleta até o momento, a conquista do título de campeão europeu é bem real.

Nosso trabalho, através da parceria da Associação Jiu-jitsu para Todos e a Secretaria de Esporte, tem por meta a formação das categorias de base, criando condições para que garotos como Paulo possam se dedicar aos estudos e aos treinos. Tratando-se de uma competição internacional de alto nível, é normal a cautela, mas não acredito que nosso atleta fique de fora das duas finais na categoria por peso e no absoluto”, afirma confiante o técnico.

European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018

  Na quinta-feira, dia 11, o jovem atleta embarcou para Portugal, em busca do título de Campeão Europeu da Categoria Juvenil – Faixa Azul – Superpesado. O evento acontece em Odivelas, na grande Lisboa.

A preparação para a primeira competição fora do país foi intensa no tatame - e fora dele também. Os parceiros de treinos, familiares e amigos se mobilizaram de várias formas, para que Paulo não desistisse do sonho de participar do campeonato mais importante de sua modalidade esportiva.

Texto da Moção 

O treinador Edvaldo Martins Franco, mais conhecido como Dedé, começou como atleta,  tinha em mente trabalhar como professor porque era um hobby, que acabou se tornando uma profissão na qual atua há doze anos na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Sertãozinho. Já formou vários atletas durante esse período. O atleta Paulo Henrique Merlim foi o primeiro campeão Sul-Americano e Tricampeão Brasileiro. Durante sua trajetória como professor dedicou-se a formação de vários atletas e desenvolve um nobre trabalho voluntário com jovens e crianças.

O Professor de Jiu-Jitsu é uma grande referência na vida de cada atleta em especial. Ele os leva a refletir seus ensinamentos e de forma direta os ajuda a desenvolver o seu caráter, Eles agem e se comportam na maioria das vezes como seu mestre, tanto os mais novos que estão chegando, como os mais graduados, e até na forma de respeitar uns aos outros. O Professor de Jiu-Jitsu influencia de forma direta na vida de cada atleta. Seus comportamentos nas lutas também são espelhos do seu comportamento nos treinos e dos ensinamentos do Professor de Jiu-Jitsu.

Na verdade, o Professor tem o papel e o poder de influenciar, ensinar e inspirar cada atleta. Um Professor é um líder dentro da academia e um exemplo fora dela.  Contudo, cada vez mais vemos Professores dispostos a ensinar, ajudar e inspirar os seus alunos. Eles não formam somente atletas de Jiu-Jitsu, mas, sim, guerreiros, que vão ser homens e vão ter um caráter e a disposição de um mestre.

Essa é a grande importância do Professor no Jiu-Jitsu. A importância de levar um excelente treinamento aos seus atletas, de não desistir, mesmo daqueles que tèm mais dificuldade. De ter disposição pra começar a guiar um novo faixa branca e levá-lo até a preta.  De ter entusiasmo, o qual significa Deus dentro de si. E buscar passar todo esse entusiasmo aos seus alunos.  Sabemos e não temos dúvidas que o Professor de Jiu-Jitsu tem uma grande importância na vida de cada atleta, contudo, dessa grande importância é levada uma grande responsabilidade.

A responsabilidade de guiar e ensinar um atleta de Jiu-Jitsu não é nada fácil. Mais do que você ter capacidade, você precisa ter força de vontade, pois é uma tarefa que requer muita determinação. Afinal, os Professores lidam com vários tipos de alunos, com personalidades diferentes, com objetivos diferentes e com uma mentalidade totalmente diferente uma da outra. Isso, cada vez mais, torna essa jornada mais desafiadora para um Professor de Jiu-Jitsu.

Por isso, sempre respeite o seu Professor ou o seu mestre no Jiu-Jitsu. “Devemos dar honra para quem merece honra”. E com certeza devemos dar honra ao Professor Dedé.

Texto da Moção

“O esporte abre portas para o futuro. Que esse título sirva de lição para os lutadores de Sertãozinho, que estão lutando e treinando”, disse Neli Tonielo

“Os esportistas de Sertãozinho estão orgulhosos por este título, Paulo e Dedé continuem lutando por nós”, disse Dino Merlim