Maskne: Entenda a Relação Entre o Uso da Máscara e as Acnes

Maskne:  Entenda a Relação Entre o Uso da Máscara e as Acnes
01/03/2021

Por DRA. THAIS ARANDA, MÉDICA, CRM-SP: 140.556

No ano de 2020 tivemos aumento dos casos de acne – as conhecidas “espinhas” – devido ao uso rotineiro da máscara. O nome ‘’Maskne’’ é a junção das palavras mask (máscara em inglês) e acne. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse termo, que se tornou muito comum nos dias atuais.

A máscara promove uma fricção leve da pele, ou seja, um trauma mecânico local. Além disso, também retém o ar quando respiramos ou falamos, criando um ambiente quente e úmido, causando estímulo das glândulas sebáceas e por consequência, aumento da oleosidade da pele, e irritabilidade da região ocluída. Por isso o aparecimento das “espinhas e cravos” ocorre principalmente nas áreas recobertas pela máscara.

Em tempos de pandemia, a máscara é algo indispensável e deve ser usada sem restrições. A nossa proteção individual contra o coronavírus esta em primeiro lugar. Mas como podemos evitar ou reduzir as indesejadas acnes e proteger melhor nossa pele frente a necessidade do uso obrigatório desse acessório?

Como prevenir o surgimento da ‘’Maskne’’?

O primeiro passo é manter a rotina de skincare (cuidados com a pele) em dia e com produtos específicos, tais como:

- Limpeza da pele: A pele deve estar sempre limpa ao se colocar a máscara.

- Géis de limpeza específicos: são capazes de retirar a sujidade da pele sem irritar mais o local.

- Tônicos: repõe minerais à pele, remove impurezas e fortalece a barreira cutânea, tais como as águas micelares e as águas termais.

- Seruns anti-oleosidade: opções para controle da secreção das glândulas sebáceas, além de manter o equilíbrio da pele.

O segundo passo é optar por materiais melhores para a sua máscara, sendo eles tecidos macios, como as de algodão, ou as máscaras cirúrgicas descartáveis. Evitar os tecidos sintéticos.

É importante sempre manter a higiene da sua máscara! Lave-a e trate-a como se fosse uma peça de roupa íntima, para evitar possíveis bactérias e contaminações.

Consulte-se com um médico especialista se persistirem os sintomas.

 Informe-se pelo Telefone (16) 3421-7662 ou pelo WhatsApp (16) 99304-1324

A Dra. Thais Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 - Sala 702 - Jd. Irajá - CEP: 14020610 - Ribeirão Preto.

Fotos