Máscara é acessório importante para reduzir contágio do coronavírus
Quem vem acompanhando as mídias da Prefeitura de Sertãozinho sabe que muitas mudanças foram realizadas para evitar que os munícipes sejam infectados pelo novo coronavírus. Mas o mais importante é todos contribuírem fazendo a sua parte.
Neste texto, vamos explicar um pouco sobre o uso das máscaras e até mesmo como improvisar, caso não consiga adquirir esse item de proteção individual.
Segundo informações da chefe da Vigilância em Saúde do município, Karina Solano Cândido, o uso de máscaras é muito eficaz para reduzir as chances de contágio da doença. “A recomendação é feita pelo Ministério da Saúde, que tem como princípio a proteção coletiva, já que muitas pessoas podem estar infectadas e não apresentar sintomas. É importante que qualquer pessoa, ao sair de casa, para qualquer que seja o lugar, utilize máscara”, informou.
É importante frisar que a recomendação de uso de máscara não substitui a orientação de distanciamento físico e de lavar as mãos várias vezes ao dia.
Veja abaixo como fazer o uso correto das máscaras:
A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Cubra a boca e o nariz e amarre-a ou prenda-a de forma que fique bem ajustada, não deixando espaços frouxos entre o rosto e a máscara;
As máscaras podem ser usadas até ficarem úmidas ou por até 2 horas. Depois desse tempo é preciso trocar. Se forem de TNT devem ser descartadas, se forem de pano e estiver na rua, coloque a máscara já usada em um saco fechado para não contaminar o resto dos pertences;
Depois de colocar a máscara, não toque no rosto ou fique ajustando-a na rua;
Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar sua máscara;
Remova a máscara pegando na parte traseira pelo elástico, laço ou nó, evitando tocá-la na parte da frente;
Deixe a máscara de molho, por 30 minutos, em água e sabão ou em uma solução de 10 ml de água sanitária diluída em 500 ml de água. Lave a máscara com água e sabão e enxágue bem em água corrente. Após a lavagem, lave bem as mãos com água e sabão.
Após secar bem, passe a máscara com ferro quente e guarde num saco plástico limpo até o próximo uso.
A máscara não pode ser utilizada úmida nem suja. E se notar que está desgastada, descarte-a.
Além disso, as máscaras não precisam ser necessariamente aquelas utilizadas por profissionais de saúde. Elas podem ser confeccionadas em casa com duas camadas de tecido, preferencialmente 100% algodão. Você pode também improvisar usando outros itens como substitutos, como lenços e bandanas, desde que sigam as recomendações e cubram o rosto do nariz até o queixo.
Uma dica para aqueles que preferem confeccionar em casa, apenas poucos itens são necessários para produzir uma máscara de qualidade: tecido, elástico ou tira de tecido, linha de costura e agulha. No YouTube existem vários vídeos de tutoriais que podem ajudar você a fazer sua própria máscara e andar prevenido contra a Covid-19. E também, no site do Ministério da Saúde tem um tutorial ensinando a fazer máscaras usando camisetas.
Lembrando que o método mais preventivo no momento é ficar em casa! Caso realmente precise sair para algum lugar, use sua máscara, mantenha o distanciamento físico de outras pessoas e a higienização das mãos, sempre que possível, com álcool 70% ou água e sabão. (Departamento de Comunicação PMS)