MANIFESTO - Ex-funcionários da SMAR tomam posse de antigo barracão da empresa
Maristella Coutinho
Com o objetivo de seguir em busca de seus direitos trabalhistas, alguns dos ex-funcionários da antiga empresa SMAR Equipamentos Industriais LTDA., tomaram posse na manhã da última quinta-feira, 18, do barracão que, anteriormente, seria utilizado para abrigar todas as dependências da multinacional.
O local que, segundo os ex-funcionários seria vendido para pagar os salários atrasados e demais direitos dos trabalhadores, encontra-se com mesas, cadeiras, materiais didáticos e até um sistema de refrigeração de ambiente, avaliado em mais de um milhão de reais, totalmente abandonado.
Ainda de acordo com informações dos antigos trabalhadores, a atitude que tiveram de tomar posse do local surgiu, também, a partir da dificuldade que todos estão tendo de conseguir levar a vida adiante. “Alguns ex-funcionários estão sentindo falta de alimentos básicos em casa; outros estão com problemas sérios de saúde, precisando receber o dinheiro e nada ainda; agora estamos expondo essa situação para ver se conseguimos os nossos direitos”, disse Reginaldo Soares de Melo, porta-voz do movimento e ex-trabalhador da SMAR.
Ainda segundo ele, “nós vamos ocupar o barracão para tentar sensibilizar as autoridades em relação à nossa situação e, assim, ver se conseguimos fazer com que seja feito um leilão para a venda do local e, dessa forma, tentarmos distribuir esse dinheiro entre todos que sairam sem nada”.
Para finalizar, Reginaldo ressalta, ainda, que “esse barracão foi dado como garantia de pagamento no caso de falência. Marcaram até leilão, mas nunca aparecia um comprador. Agora, nós vemos que essa situação piorou porque parece que eles tiraram o barracão da posse da antiga SMAR – que seria dado como pagamento aos ex-funcionários – e a deixaram para a nova SMAR, ou seja, agora, nós não temos direito algum sobre ele. Então, o que nós queremos é que esse barracão seja devolvido aos trabalhadores, para que nós consigamos um leilão e efetuar os pagamentos”.