Mais uma sertanezina que reside no exterior é vacinada

Mais uma sertanezina que reside no exterior é vacinada
20/04/2021

Valéria reside fora do país, nos passa notícias recentes e também nos fala sobre a vacinação; graças a Deus mais uma sertanezina vacinada, realidade bem diferente da nossa, mais vamos pensar positivo! Feliz, em uma reportagem dessa, perto de tantas outras. Segue a entrevista!

Seu nome completo?

Valéria Tonielo

Como funciona a vacinação aí? Você possui convênio? Ou particular?

O projeto de vacinação está sendo organizado e administrado pelo governo federal e pelos governos estaduais dos EUA. O governo está dando as vacinas de graça para a população. O uso de vacinas em clínicas particulares ainda não foi autorizado.

Há quanto tempo você reside aí? O que faz, qual ramo?

Já fazem 22 anos que resido no estado do Michigan. Trabalho para a indústria química no ramo de informática.

Tomou vacina? Qual é? Quando? Como fez para tomar? Quais as regras?

Tomei minha primeira dose dia 8 de abril e a segunda dose dia será dia 29 de abril. Vacina da Pfizer. Tive que me registar na campanha de vacinação local do meu condado. Isso tudo é feito on-line, por computador. Quando chega a sua vez, você recebe uma mensagem do condado para ir a uma certa localidade pra tomar vacina. Nessa localidade que fui só estavam administrando as vacinas da Pfizer. Outras localidades estão vacinando com a vacina da Moderna e com a vacina da Johnson & Johnson.

Aí teve lockdown? Aí teve quarentena? Quando teve o que fez? Como eles agiam?

Nosso lockdown em Michigan foi um dos mais restritos porque o nível de contaminação foi muito forte e rápido. Ficamos em lockdown de março até julho, só podendo sair para ir ao mercado, farmácia e hospital. Trabalhando de casa quem podia e quem não podia trabalhar em home-office, ficou sem trabalhar mas recebeu ajuda do governo pelo tempo que durou o lockdown. É obrigatório o uso de máscaras em público e manter a distância social de 2 metros de distância. Restaurantes estão abertos contanto que atendam somente com a capacidade de 50%. Estádios de esportes e academias ficaram fechados por 9 meses.