Maio Amarelo em debate: O que o secretário de segurança tem a dizer?

Podcast Dra. Rita com secretário de segurança, Cel. Loes Teles.
O Maio Amarelo, iniciativa mundial que busca reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito, chega à sua 11ª edição em 2025 tendo, como tema central, “Paz no trânsito começa por você”. A campanha é um convite à reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.
O secretário ressaltou as mortes no trânsito. Muitos acidentes acontecem por imprudência, e chega a uma situação de pessoas sendo atropeladas na faixa de pedestres.
“Vemos muitas situações que contribuem para as mortes no trânsito, como imprudência, uso de celular, bebidas e vários outros fatores. Foram 21 mortes aqui na cidade de Sertãozinho durante o ano passado – afirma ele. Este ano, já foram 10 mortes por acidente.
CONSCIENTIZAÇÃO
“Pra tentar conscientizar o motorista, estamos voltando a Escolinha Mirim de trânsito. Estará sendo reativada a escolinha, que fica no parque ecológico. Esta é uma prioridade para o prefeito Zezinho Gimenes, que deve ser inaugurada no próximo semestre. A gente começa conscientizando as crianças, que crescem com a consciência de respeito no trânsito e, quem sabe no futuro, a gente consiga um trânsito mais ordeiro, mais disciplinado e diminuir os acidentes.
Ele falou da campanha Maio Amarelo, que tem a frase “Desacelere, seu bem maior é a vida” como tema. “Vamos ter vários eventos na Praça 21, vamos ter a cidade mirim itinerante, vai ter apresentação do canil, vai ter a banda nossa, vamos ter o meio ambiente fazendo feira de adoção, serão várias atividades na Praça. Também estamos fazendo campanhas de trânsito. Na última segunda-feira, foi feita a escolha das 5 melhores frases feitas por crianças sobre trânsito. As frases das crianças estarão em outdoors na cidade, visando a conscientização no trânsito. A educação no trânsito é fundamental para que as crianças possam crescer tendo a consciência do respeito no trânsito.”
CINTO DE SEGURANÇA
O secretário destacou que muitos ainda não usam o cinto de segurança. A falta de cinto de segurança é uma infração grave no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O uso do cinto é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, tanto na cidade quanto nas rodovias.
DESAFIOS
“Nosso maior desafio é fazer com que os motoristas respeitem as normas de trânsito e também as pessoas. Se conseguirmos que as pessoas respeitem as normas de trânsito e respeitem as outras pessoas no trânsito, vamos ter uma cidade mais segura.”
FISCALIZAÇÃO
Além das campanhas educativas de trânsito, o secretário ressalta que vai ter aumento na fiscalização, visando que as pessoas respeitem as regras e, desta forma, o número de acidentes seja menor.