AMÉRICO PERIN
Mãe, essa personagem da humanidade tão importante e ainda não reconhecida como deveria.
Nos tempos antigos, os usos e costumes da sociedade não lhe davam o valor merecido, pois, sendo o homem mais forte fisicamente e vivendo num mundo onde a força bruta era extremamente necessária, a mulher fatalmente ficava em segundo plano.
Um pouco de história:
Revendo registros compilados desde a Idade Média, na verdade era a mãe que cuidava da saúde e bem-estar da família, incluindo aqui os cuidados com os filhos. Na busca de plantas que curassem os males dos filhos e do marido, ela não sabia que estava atuando como cientista e médica. Mesmo que vez ou outra uma delas fosse tachada como feiticeira e queimada na fogueira.
Com o passar dos anos, a humanidade percebeu com surpresa que a verdadeira “força” estava com ela, verdadeira responsável pela instituição familiar.
Até os anos de 1950, cabia exclusivamente às mães o cuidado do lar. Já na década seguinte, uma grande mudança social deu avanço ao empoderamento feminino e foi lhes dando mais autonomia e mais abertura à educação formal. Com mais acesso a métodos conceptivos e planejamento familiar, as mães foram mudando os papéis dentro de casa.
Daí para os dias de hoje, a presença feminina tornou-se fato consumado em cargos de liderança nas empresas e até em altos postos nas organizações militares. Isso tudo sem se afastar dos cuidados do lar. Com o advento da mulher multifacetada - mãe, profissional, estudante etc –, suas participações nas responsabilidades tornaram-se maiores que a dos homens e vemos famílias onde ela sozinha garante todas atribuições de segurança, sustento, criação e cuidados com os filhos.
O estresse das mulheres provedoras e cuidadoras da família é grande e a prova disso foi a pandemia. As mães “não podiam adoecer” mesmo se expondo aos mesmos riscos dos demais familiares e isso também não teve o reconhecimento geral da sociedade...
A admirável força das mães, em silêncio, superou suas dificuldades na vida. Umas impostas e outras características da natureza. As mães superaram e ainda superam tudo em silêncio, nos dando em troca todo amor do mundo.
Obrigado, MÃES!
