Julho é o mês da Campanha Bombeiro Sangue Bom “Seu Sangue Salva Vidas”
No mês de julho, os Corpos de Bombeiros de São Paulo trabalham em parceria com os bancos de sangue de todo o Estado para incentivar a doação de sangue neste período, pois é um mês em que há uma redução significativa do armazenamento dos hemocentros.
Aqui no município, a Campanha Bombeiro Sangue Bom “Seu Sangue Salva Vidas”, que segue até o final do mês de julho, é realizada pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros em conjunto com o Banco de Sangue de Sertãozinho.
Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis); ter cima de 50 kg; estar bem de saúde e levar um documento com foto. Homens podem doar 4 vezes ao ano e mulheres 3 vezes.
É importante ressaltar que, ao comparecer ao Banco de Sangue, o doador deve informar que a doação é destinada para a Campanha Bombeiro Sangue Bom.
Vale destacar que o doador não deve doar se estiver com algum sintoma relacionado à Covid-19 ou se teve contato com algum membro da família que possui teste positivo para a doença. O ideal é esperar o prazo de 30 dias após ter se recuperado.
Plasma Convalescente Covid-19
O Banco de Sangue de Sertãozinho também está recebendo sangue de munícipes que confirmaram positivo para Covid-19 para ser utilizado como plasma convalescente. Trata-se da parte líquida do sangue coletada de pacientes que se recuperaram de uma infecção, e sua função é uma tentativa de ajudar a combater a infecção viral por meio de anticorpos. Essas coletas serão utilizadas em pacientes internados com resultado positivo para a doença.
Entretanto, para doar, é necessário levar o exame do teste positivo para Covid-19, e ter se recuperado da doença há, no mínimo, 30 dias. Após esse período, o doador pode procurar o Banco de Sangue de Sertãozinho, que a equipe dará as orientações necessárias.
O Banco de Sangue de Sertãozinho está localizado à rua Epitácio Pessoa, 1.401 – Centro e funciona de segunda a sábado das 07h às 12h. Para adentrar o local é necessário o uso de máscara. (Departamento de Comunicação PMS)
SEM LEGENDA
Foto: Pixabay