Jovens sertanezinos promovem movimento de ocupação cultural

Representantes da Administração Municipal participam de bate-papo com membros de movimentos da juventude sertanezina. Foto: Adilson Lopez
06/03/2015

Com o objetivo de incentivar e integrar os jovens sertanezinos na participação das diversas manifestações culturais e artísticas promovidas nos espaços públicos do município, no último sábado, dia 07, na Praça “Mané Gaiola”, foi realizado um bate-papo aberto sobre o tema “Ocupação – Ressignificação dos Espaços Públicos”. A ação foi organizada pelo Coletivo Usiarte e a equipe da Batalha dos Peregrinos, em parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Turismo.

No encontro, estiveram presentes o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha; a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara; a assessora da Casa da Juventude, Daniela Damas; o representante do Coletivo Usiarte, André Magalhães Fernandes; o advogado ativista Vitor Paschoalick; o organizador da Batalha dos Peregrinos, Paulo Percepção; e os representantes do Centro de Cultura e Ativismo Caipira (CECAC – Serrana), Ricardo Brasileiro e Paulo Ricardo.

No bate-papo, os participantes dialogaram sobre os desafios da ocupação do espaço público pela juventude e a importância das atividades culturais nesses locais. “Foram abordadas as ocupações tanto em praças públicas, como em prédios em desuso. O diálogo também possibilitou uma melhor reflexão sobre o desejo cultural dos grupos jovens de Sertãozinho, atualmente. Dessa forma, acredito que a cena cultural da cidade deu um grande passo. A disputa por espaços, estruturas e participação nas políticas públicas são questões que já vêm sendo discutidas e, agora, estamos caminhando para a concretização de uma possível democracia”, comentou o representante do Coletivo Usiarte, André Magalhães Fernandes.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, “foi uma ótima oportunidade para conversar com jovens de diversas classes sociais, e de movimentos de diferentes expressões culturais. O bate-papo foi importante para debater, com o público presente, a ocupação dos espaços públicos com responsabilidade; e as parcerias entre o Poder Público e a sociedade civil na organização de eventos e desenvolvimento de serviços, ficando estabelecida uma abertura para esses jovens, dentro das ações oferecidas pelo município”, explicou.

De acordo com o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, João André da Rocha, o evento permitiu a troca de opiniões e ideias entre autoridades e jovens, sobre a área cultural da cidade. “O Departamento de Cultura e Turismo vem buscando, desde o ano de 2013, democratizar os espaços públicos, principalmente do Departamento, para a realização de atividades culturais, através de projetos de ocupação, tendo como foco a troca de experiências entre os jovens, atraindo novos públicos e tornando a produção artística e cultural numa vivência cotidiana. Além disso, o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania fortalece e permite a criação de novos projetos voltados para a juventude”, pontuou.

Você sabe o que é a Batalha dos Peregrinos?

A Batalha dos Peregrinos, que reúne MC’s de toda a região, tem como finalidade fortalecer a união entre os jovens da cidade, através do segmento RAP (Ritmo e Poesia).

Diversas atividades são realizadas nos encontros, entre elas a atividade “Um pouco de mim”, em que os jovens têm a oportunidade de mostrar seu talento, por meio da música e da poesia; debates sobre a conscientização do lixo e orientação sexual; sarau de poesia; oficina de dança e instrumentos, entre outros.

Os encontros da Batalha dos Peregrinos acontecem todos os sábados, a partir das 21h, na Praça “Mané Gaiola”, que está localizada à rua Expedicionário Lellis, 1500 – Centro.