Jovens agricultores - Alunos do ensino fundamental de três escolas participaram de projeto de formação rural

18/12/2018

Após nove meses de estudos e contato com a terra, cerca de 60 alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas municipais Prof. Roberto Zanutto Desiderio e Prof. Antônio Cristino Cabral, e da escola estadual Anna Passamonti Balardin, participaram da cerimônia solene de conclusão da 7ª turma do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, no dia 10 de dezembro, no auditório da Canaoeste.

O projeto Jovem Agricultor do Futuro é uma realização da Faesp/Senar em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Sertãozinho, a Destilaria Santa Inês e a prefeitura municipal. Dividido em duas partes, sendo uma pedagógica e a outra técnica e prática, o curso levou conhecimentos e experiências que ultrapassam as salas de aula. Na parte pedagógica, os alunos tiveram noções de formação profissional, tecnologia da informação, sociologia e filosofia, levando-os para uma formação cidadã. Na parte técnica e prática de campo, eles aprenderam sobre preparo e análise de solo, como trabalhar e fazer um substrato adequado, como produzir mudas de qualidade e como fazer o plantio e cuidar das mudas através do manejo ecológico de pragas e doenças.

“A parte pedagógica é muito interessante, mas a parte prática é o que desperta maior interesse dos alunos”, conta o biólogo Leandro Moschen Maurício, instrutor técnico prático do projeto.

“A evolução desses alunos ao longo do projeto foi muito grande e estamos muito felizes com isso. Eles tiveram a oportunidade de conhecer coisas novas e diferentes. Um dos objetivos do projeto é levar os alunos a trabalhar em equipe, aprender a respeitar e conviver com as diferenças”, completa o administrador e instrutor teórico do curso, Emerson Garcia.

Uma das idealizadoras do projeto na cidade, Cláudia Tonielo, diretora da Destilaria Santa Inês, explica o êxito do programa: “Começamos há sete anos com apenas uma turma e hoje temos duas turmas (uma pela manhã e outra à tarde). Os alunos participantes são escolhidos com critérios, o projeto é reconhecido pelo MEC e os conhecimentos nele transmitidos vão para a vida e para o currículo deles. Me sinto superfeliz em ser madrinha deste projeto porque vejo os jovens com força, querendo dominar as coisas e crescer. Esse crescimento é muito importante e digo que eles nunca podem desanimar porque para obter sucesso é preciso ser persistente, fazer o que a maioria não faz”, pontuou.

O paraninfo da 7ª Turma do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, Giovanni Rossanez, diretor financeiro da Copercana, lembrou o tempo em que frequentou a famosa escolinha da Zanini. “Estou numa mistura de emoções. Vendo esses jovens, lembro da época em que frequentei a escolinha da Zanini, empresa que tinha uma grande responsabilidade social. Também fui professor da Escola Federal de Sertãozinho durante 11 anos e os alunos não sabem como é gratificante para os professores chegar na sala de aula e ver todo mundo empenhado. Depois de seus pais, quem mais torce por vocês são os professores. Parabéns e que esse não seja o último curso, pois o conhecimento nunca é demais e continuem em busca disto. Outro conselho: escutem os seus pais, pois eles têm uma experiência de vida que pode ser repassada para vocês. E mais um: Nunca desistam dos sonhos”, completou.

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito municipal José Alberto Gimenez e o vice-prefeito Nilton Teixeira; o presidente do Sindicato Rural Patronal de Sertãozinho, Antonio Eduardo Tonielo; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sertãozinho, Paulo Gallo; a secretária municipal da Educação Otávia Assumpção; o presidente executivo da Copercana e presidente da Canaoeste, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan; o assessor da Copercana, Manoel Sérgio Sicchieri, o secretário geral do Sindicato Rural Patronal de Sertãozinho, Milton Meloni, e o engenheiro agrônomo do Sindicato Juliano Bernardi, as diretoras e coordenadoras das escolas, do Centro Educacional Renascer COC e do CSTI (Centro de Serviços e Treinamentos Integrados).

Em breves palavras, o prefeito José Gimenez comentou que o mais importante do programa é o contato coma terra, que é um patrimônio e dá sustentação para nós todos, pois é dela que são tirados os grãos tão importantes para alimentar o mundo.

A secretária de educação do município comentou sobre a finalização de mais uma etapa na vida dos alunos e desejou felicidades em suas novas caminhadas.

Já o presidente do Sindicato Rural Patronal afirmou ser motivo de satisfação oferecer para a juventude uma educação melhor. “Tenho certeza que continuaremos com o programa por muitos anos e espero que todos os alunos tenham gostado e aproveitado”, disse Tonielo, que também é presidente do Conselho de Administração da Copercana.

Para Ortolan, é muito gratificante estar entre tantos jovens que estão iniciando a sua formação para o futuro. “Além de aprender algumas técnicas agrícolas, os alunos exercitam valores positivos como comprometimento, relacionamento e amizades que podem se estender pela vida”, finalizou.