JIU-JITSU - Atleta sertanezino é Campeão Europeu de Jiu-jitsu
Maristella Coutinho
Sertãozinho está se destacando cada vez mais mundo afora. Isso porque a cada dia novos talentos são descobertos no esporte, como é o caso do jovem Paulo Henrique Merlin, de apenas 16 anos. Ele que já treina Jiu-Jitsu há, pelo menos, sete anos, foi campeão de uma das maiores competições da modalidade: o European IBJJF Jiu-jitsu Championship 2018. A competição aconteceu no último dia 20 em Portugal e contou com vários atletas do mundo todo.
Nesta competição, o jovem foi campeão na modalidade por peso (Juvenil – Faixa Azul – Superpesado – Até 84 kg), vencendo o finlandês Fisnik Neziri, por 14 pontos a zero. Cconquistou, também, a terceira colocação no absoluto.
Com isso, ao retornar ao Brasil, Paulo trouxe na bagagem um ótimo reconhecimento, além de duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze, e diz estar extremamente satisfeito com o título de Campeão Europeu de Jiu-jítsu 2018. “Estou muito feliz! E estou muito grato! Preciso agradecer a Deus; à minha família, que não mede esforços para me apoiar; ao meu treinador, Dedé, que sempre acreditou no meu potencial; e a todos que, de diferentes formas, me ajudaram a realizar este sonho”.
Sem condições de represar a alegria, o treinador Edvaldo Martins Franco (Dedé) apenas reforçou sua confiança no atleta. “Eu sempre tive certeza que o Paulo venceria. Ele é muito bom, extremamente técnico e habilidoso. É daquele tipo de atleta raro, um lutador de ponta. Não consigo mensurar minha alegria por fazer parte desta história, afinal de contas, essa conquista coroa um trabalho de dez anos com crianças e jovens em nossa cidade. É um feito inédito; ele é o primeiro sertanezino a participar de um evento deste porte”, disse.
Trajetória
Paulo Henrique Merlin começou a treinar aos oito anos de idade, acompanhado pela Secretaria de Esportes e Lazer do município, sob a orientação do treinador Dedé.
Entre suas principais conquistas, estão três títulos paulistas pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu e três vezes campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.
Em 2017, foi campeão do Open Curitiba - IBJJF, ganhando quatro medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.
Também no ano passado foi campeão do Open BH - IBJJF, conquistando mais quatro medalhas de ouro na categoria por peso e no absoluto, com quimono e sem quimono.
Destacam-se também as conquistas: Campeão Brasileiro de Jiu-Jítsu sem quimono por categoria e absoluto, no Rio de Janeiro; e Campeão Sul-americano por categoria e Vice-campeão Sul-americano no absoluto, em Barueri/SP.
Paulo sempre treinou em Sertãozinho e, há algum tempo, recebe apoio da Equipe Gracie Barra da cidade. Também é apoiado pelo educador físico Douglas Daniel Daher, na preparação física, e pela Kamikaze Sports. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sertãozinho).