INTOLERÂNCIA - Vereadora Neli Tonielo da nova redação à lei municipal
A Lei Municipal nº 4111/2004, que institui o Calendário Oficial de Eventos do Município de Sertãozinho, o Dia Municipal de Combate à HOMOFOBIA i - 17 de maio é de autoria do ex-Vereador Sílvio Blancaco. A Vereadora Neli Tonielo deu nova Redação à lei municipal, baseada na nova concepção - e sugestão da ONG Primavera -, retirando do texto a palavra HOMOFOBIA para LGBTFOBIA.
A iniciativa é para despertar uma maior conscientização junto à sociedade local, quanto ao preconceito, discriminação e desigualdades enfrentados pela comunidade LGBT. Certos de que todos são iguais - e temos os mesmos direitos -, este Dia Municipal Combate à LGBTfobia.
Sertãozinho visa combater a violência moral, que muitas vezes a classe LGBT sofre, e considerando-se que o Brasil é campeão mundial em assassinatos motivados pela LGBTfobia, que este preconceito é responsável brutal pela evasão escolar, que a discriminação LGBTfóbica tende a levar o homossexual, transexuais e travestis a desenvolver doenças psicológicas, como Depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Fobia Social, Anorexia, Bulimia, Crises Psicóticas e Paranoicas e suicídios sendo Seres Humanos e têm seus direitos enquanto cidadãos.
Assim, esse projeto pretende colaborar na construção de uma sociedade integrada, que respeite a diversidade cultural e social, permitindo que cada indivíduo exerça sua verdadeira personalidade diante de todos, deixando de viver em uma sociedade padronizada e taxativa quanto às suas convenções; daí a importância desta lei, em que se busca a expressão de cada singularidade, em nome da igualdade e diversidade.
Hoje, devido a inúmeras informações desencontradas que surgem sobre a comunidade LGBT e a sexualidade humana, torna-se desafiante é necessário convocar a sociedade para debater sobre a descoberta da sexualidade e seus desdobramentos na vida do cidadão.
Público alvo: Comunidade Sertanezina, a ideia é trabalhar com todos órgãos públicos de Sertãozinho e sociedade como um todo, pois acredito que quanto mais formadores de opinião tomarem consciência da igualdade de direitos que têm e do dever de respeitar o outro em sua diversidade, mais a humanidade evoluirá.
Contudo, esse projeto visa cooperar com o Município de Sertãozinho na elaboração, implantação e avaliação de políticas públicas voltadas para o combate à violência e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, garantindo que o Governo atual inclua no seu planejamento a reafirmação da garantia e promoção dos direitos humanos, portanto, o combate à LGBTfobia.