Índios Pataxó do sul da Bahia estão Estância Fazendinha até 1º de maio

Índios Pataxó do sul da Bahia estão Estância Fazendinha até 1º de maio
18/04/2022

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943. A data foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.

O dia 19 de abril é conhecido no Brasil todo como o "Dia do Índio", e essa data não foi escolhida à toa. Sua origem remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território.

Para escolas, famílias, pessoas interessadas em conhecer a cultura e artesanatos indígenas, eles estarão aqui até 1º de Maio na Estância Fazendinha. Vale a pena conferir.

Originário da Aldeia de Barra Velha (conhecida como Aldeia Mãe), área indígena do Monte Pascoal, e distribuído em várias aldeias por diversos municípios (Prado, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro), o povo Pataxó sempre foi guerreiro!

Após a palestra, é apresentado um ritual com dança e música de agradecimento, de que as crianças também participam. É costume dos Pataxós agradecer tanto à natureza quanto à visita de amigos com esse ritual. Logo após a dança, vem a bênção, com incenso natural.

Os habitantes praticam pesca e agricultura de subsistência, além de cultivar cacau e criar gado para gerar renda. Há também a venda de artesanato indígena e investimentos no etnoturismo, como já descrito. Alguns Pataxós prestam serviços de hotelaria e aluguel de porto seguro.