INCLUSÃO DIGITAL - Você conhece o Telecentro de Cruz das Posses?
Anexo à Biblioteca Pública Distrital “Prof.ª Sônia Regina Mossin Garcia” funciona o Telecentro de Cruz das Posses, que realiza um importante trabalho de inclusão digital com as famílias que ali residem.
O Telecentro conta com uma estrutura de 11 computadores. Dez deles são destinados ao uso exclusivo da população, enquanto uma das máquinas é restrita para o trabalho do servidor da rede local, que presta todo o suporte operacional aos usuários do Telecentro, e os orienta não apenas ao uso da internet, mas, também, em diversos aplicativos e programas de computador.
O espaço recebe, por dia, uma média de 15 usuários; porém, nos períodos de férias escolares esse número atinge 35 pessoas por dia. O público principal é composto por jovens na faixa etária de 8 a 15 anos. Mas isso tende a mudar, pois no próximo dia 22, terá início um curso de informática para adultos, com expectativa de idade média acima de 35 anos.
“O Telecentro é de enorme importância para o Distrito de Cruz das Posses, por se tratar da única forma de inclusão digital para muitas famílias que ali residem. Além do acesso a uma internet de alto padrão, o Telecentro permite o aprendizado do uso de computadores e diversos programas, aos quais, sem este espaço, as famílias não teriam contato”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo, que visitou o local para conferir seu funcionamento, no último dia 10. Ele completa: “além das questões diretamente ligadas à informática, o Telecentro permite a prestação de alguns outros serviços, tais como confecção e impressão de currículos para qualquer cidadão que tenha esse tipo de necessidade”.
Vale lembrar que, o Telecentro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na rua Tenente Isaías, 872, na área central de Cruz das Posses. (Assessoria de Comunicação PMS)