HOMENAGEM DUPLA - Vereadora Neli Tonielo faz duas homenagens
Na sessão do dia 17 de outubro, a vereadora Neli Tonielo faz duas moções: uma para o Professor Edson Santinho e outra para José Vianes Pepeu.
Edson Santinho foi homenageado por ter sido escolhido pelo Padre Sérgio Carmona, responsável pela Igreja Matriz, para bordar o manto de Nossa Senhora Aparecida.
“Como todos sabemos, Nossa Senhora Aparecida é Padroeira de Sertãozinho e é tradição da nossa Igreja Matriz. No dia 2 de outubro, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é descida do Altar Mor e uma pessoa da comunidade é convidada a confeccionar um novo manto para vesti-la.
Neste ano, o Padre Sérgio Carmona, responsável pela paróquia, convidou o Professor Edson Rodrigues Santinho, membro de ilustre família sertanezina, para realizar esta nobre missão, idealizar e confeccionar o novo manto.
O Professor Edson Santinho, como é mais conhecido, é um dos maiores bordadores da nossa cidade, com um currículo de trabalhos muito extenso, acolheu mais esta distinta missão, com grande orgulho e o propósito de realizar uma grande obra.
Com o objetivo de confeccionar um manto especial, já que este ano se celebra os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, o Padre Sérgio Carmona pediu para que 300 famílias colaborassem, ofertando uma pedra para ser bordada na importante peça.
Edson Santinho, com todos os seus atributos e imbuído de realizar o seu melhor trabalho, ficou pensando na grandiosa missão e desafio para uma homenagem única e especial. O convite veio no ano passado: “Me curvei perante Nossa Senhora Aparecida e pedi inspiração”, disse nosso homenageado.
O manto de Nossa Senhora Aparecida foi projetado em cima de sua história e sobre um veludo azul, foi bordado em dourado, uma rede, no final do manto junto com a rede de peixes, em cada malha, foi bordada uma pedra doada pelas famílias sertanezinas.
Um belíssimo trabalho de dedicação e amor, muito elogiado por todos. Sua devoção é algo que devemos aplaudir e enaltecer.
Parabéns Edson Rodrigues Santinho pelo seu gesto de renovação à imagem de nossa querida Padroeira.”
(Texto retirado da Moção)
O outro homenageado foi José Vianes Pepeu, idealizador e organizador da Carreata “Caminho da Fé”.
Já se tornou uma tradição na cidade, no dia 12 de outubro, fiéis e devotos de Nossa Senhora Aparecida realizarem uma grande homenagem à Padroeira do município.
Logo pela manhã, às 8 horas, uma missa foi celebrada pelo Padre Ivonei, na Igreja do bairro São João. À frente do cortejo seguiu um andor com a própria imagem da Santa, que tem cerca de um metro e meio de altura - NOSSA SENHORA.
A imagem da padroeira desfila todo ano pelas ruas de Sertãozinho em, pelo menos, três oportunidades:
- Festa do Peão
- Dia 7 de setembro
- No feriado nacional em homenagem à Santa.
Pepeu conta que a imagem está no município desde 1998, tendo sido um presente da ex-prefeita Neli Tonielo e do seu vice-prefeito, na época, Lelo Bighetti.
Pepeu ainda cuida do altar de Nossa Senhora Aparecida, que fica na entrada da cidade, dizendo: “Faço isso para pagar uma promessa de uma graça alcançada.Todo ano eu mando lavar e pintar o monumento”, declara o guardião sertanezino da imagem.
Para realizar este trabalho, o fervoroso devoto conta com o apoio e colaboração de empresários e comerciantes locais. Além de pagar os custos de limpeza e pintura, com as doações, Pepeu também confecciona cartazes para divulgar os eventos que são realizados no dia 12 de outubro.”
(Texto retirado da Moção)
“Dois homenageados para uma única pessoa: Mãe Aparecida”, disse Neli Tonielo