"Home office": confira cuidados para evitar dores no corpo

23/08/2021

O trabalho em casa, sem uma estrutura adequada e rotina de alongamentos, pode desencadear doenças crônicas, diz fisioterapeuta do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida

Com o avanço rápido do modelo "home office" durante a pandemia, o ajuste do ambiente de trabalho adequado dentro de casa é essencial para reduzir riscos à postura, evitar dores no corpo e até doenças crônicas.

Muitos profissionais acabaram adotando o "home office" de forma emergencial, por conta do avanço da infecção por covid-19, o que dificultou a adoção de práticas importantes como alongamentos e criação de um espaço ideal de trabalho em casa.

Em primeiro lugar, segundo a fisioterapeuta Simone Cristina Menoschi, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida, o mobiliário precisa ser adequado.

Por isso, os princípios da chamada ergonomia, ciência que estuda as adaptações do trabalho e equipamentos para que os profissionais possam desenvolver as atividades de maneira segura, são fundamentais. "A falta de uma cadeira e uma mesa ideais acaba desencadeando uma postura inadequada. Então, com isso, podem ocorrer lesões no corpo do profissional. Sejam problemas musculares e, principalmente, na coluna", destaca.

Adaptações e hábitos

Simone destaca que a altura ideal do computador ou "notebook" é na linha dos olhos, já os braços, precisam ter algum apoio na cadeira, assim como os punhos, para evitar lesões. "Também é muito importante ficar com os pés apoiados no solo. Caso isso não seja possível por conta da altura da cadeira, o profissional pode adaptar de alguma forma, com revistas ou pedaço de madeira, por exemplo", orienta. A adaptação da altura da tela do computador também pode ser feita com revistas ou livros. Para notebooks, uma opção são suportes e o uso de um teclado extra.

Para melhorar a ergonomia no "home office", Simone também chama a atenção para a necessidade de uma luminosidade adequada e a criação de um ambiente tranquilo, que não gere estresse ao profissional.

A fisioterapeuta diz que outro fator importante na rotina do "home office" é a adoção de pausas para alongamentos, exercícios e, também, para que o profissional não fique por muito tempo na mesma posição. "Ao longo do dia é preciso ter pausas para ir ao banheiro, alimentação rápida e, também, alguns exercícios rápidos e caminhada".

Assim, Simone orienta que essas pausas precisam ser feitas a cada uma hora, por dez minutos. O profissional deve se levantar, caminhar e movimentar os músculos. "Dessa forma, se evita a tensão muscular e futuras lesões", diz.

Consequências

Ainda de acordo com a fisioterapeuta do São Francisco, a dor é uma das primeiras consequências de um ambiente inadequado e a falta de alongamentos, mas não a única. Depois, vem o incômodo e até lesões graves. "Com o tempo o profissional pode ter lesões degenerativas, como uma artrose, uma hérnia de disco ou mesmo uma dor muito forte, o que pode levar ao uso de medicações e o acompanhamento com um médico", conclui.

Confira alguns exercícios para melhorar a qualidade do "home office":

- Sentado ou em pé, entrelace os dedos das mãos e faça movimentos para as laterais do corpo. Se mexa, também, para frente e para trás, movimentando todo o corpo.

- Sentado, apoiando os pés no chão, flexione a cabeça para frente, para trás, em movimentos de flexão e extensão da cabeça, além de virar a cabeça para os lados, olhe para um lado, olhe para o outro;

- Sentado, faça a rotação da cabeça para o lado direito, depois, para o lado esquerdo, para soltar a musculatura tensa;

- Em pé, faça uma extensão do corpo, além de movimentos para baixo, tocando nos pés ou pernas;

- Na cadeira, movimente os pés como se estivesse acelerando um carro, mexa os tornozelos para frente e para trás, fazendo umas repetições de dez exercícios;

- Em pé, colocando a mão na cintura, gire a coluna para o lado direito e para o lado esquerdo;

- Para as mãos, estique os braços e movimente o punho para um lado e para o outro lado.