História de superação: Flavinho Sobreira transforma dor em arte e conquista milhares de seguidores

História de superação: Flavinho Sobreira transforma dor em arte e conquista milhares de seguidores
22/09/2025

O odcast da Dra. Rita recebeu recentemente Flavinho Sobreira, que emocionou os ouvintes ao compartilhar sua trajetória marcada por desafios, perdas e, sobretudo, superação.

Natural de Sumaré, Flavinho trabalhou durante anos como mecânico de colhedoras de cana. O esforço físico intenso resultou em sérias lesões na coluna e no braço, levando a internações e ao uso contínuo de medicamentos fortes contra a dor. “Infelizmente, meu corpo não suportou o excesso de esforço que eu fazia na função”, contou.

Sem conseguir seguir no mercado de trabalho tradicional, e após enfrentar também a dor da perda de um filho, Flavinho encontrou um novo propósito em 2019: a arte com pedras e materiais reciclados. Ele coleta restos de construção, pedras encontradas à beira da estrada e transforma tudo em capelas, imagens e peças únicas.

Uma de suas criações, uma capela feita inteiramente de pedras, viralizou no TikTok, ultrapassando 760 mil visualizações e recebendo mais de 50 mil curtidas.

“Cada cliente que tem um trabalho meu pode ter certeza que tem uma peça única. Eu nunca repito o mesmo projeto”, destacou o artesão.

Além do talento manual, Flavinho se destaca pela sensibilidade e respeito às diferentes crenças. Suas obras já foram adquiridas por católicos, evangélicos e espíritas. “Com todo respeito a todas as religiões, eu não coloco a minha devoção acima de nenhuma”, afirmou.

Entre os projetos mais marcantes, está uma imagem de Nossa Senhora com três metros de altura, inspirada em um chaveiro que ele carrega. O trabalho, feito apenas com recursos próprios, é um símbolo da fé e da força de vontade que movem sua caminhada.

A história de Flavinho é um exemplo de que, mesmo diante das maiores dificuldades, é possível renascer e transformar dor em arte e inspiração.