HC usa exame que detecta tuberculose em dois minutos

Profissionais do HC do Departamento de Moléstias. Foto: Divulgação
06/03/2015

Teste usado é 30 vezes mais rápido do que o comum

Da Redação

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), da USP, os testes para diferenciar as bactérias que causam a tuberculose de outras responsáveis por doenças micobacterianas ficaram 30 vezes mais rápidos, e pela metade do preço do método utilizado anteriormente para a mesma finalidade.

Esses resultados foram obtidos a partir da avaliação de uma tecnologia denominada Point of Care Test – POCT, implantada há um ano e meio no HC-FMRP. Além do menor tempo e custo, esse novo teste traz várias outras vantagens, segundo o professor Valdes Bollela, da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. “As micobactérias são divididas em três grandes grupos: um que causa a tuberculose, com cerca de 10 espécies; o do bacilo da Hanseníase e um terceiro grupo com mais de 150 espécies, que causa diversas doenças e são genericamente denominadas Micobacterioses Não-Tuberculosas (MNT). Dentre as principais vantagens deste POCT, a principal é a identificação do agente causador da tuberculose, de isolados de cultura, em apenas dois minutos, o que permite o início imediato de um tratamento rápido e adequado para o paciente”.

Segundo Valdes, antes da implantação do POCT na rotina de identificação de micobactérias, era feito um teste pelo método da reação em cadeia da polimerase (PCR) e em seguida as amostras eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz. “Apesar de rápido, 8 horas, a PCR era realizada apenas duas vezes por semana, enquanto o POCT pode ser feito diariamente, após cada isolamento de micobactéria. Além disso, o custo total da PCR é maior e apresenta maior risco de contaminação, o que pode gerar resultados falsos-positivos”, afirma o professor.

Ainda, segundo Valdes, os POCT têm representado um grande avanço na investigação e constitui um recurso diagnóstico que acelera a tomada de decisão clínica, agregando qualidade e precisão ao atendimento médico, na América Latina e em diversas partes do mundo.