GIRANDO E POLITIKANDO

09/08/2021
  • Acabou o sossego e a tranquilidade do 'Gasparzinho' e também da sua 'Patota'.

É que nesta última segunda-feira a Camara Municipal retomou suas sessões ordinárias e os vereadores voltaram com tudo, renovados e com muita sede de cobranças, tanto que já na primeira sessão, o vereador do Tiago Lira, do partido Patriota, declarou oficialmente, em alto e bom som, ao vivo e à cores, diretamente do cobiçado  púlpito da tribuna, para assombro de todos os pares, que a partir daquele dia já não fazia mais parte da base do governo…

 

  • O vereador é a favor de um planejamento para a volta às aulas presenciais nas escolas municipais, e já vem cobrando, indignado com o desinteresse mostrado pela Secretaria de Educação e também por parte da administração municipal, sobre o retorno às aulas presenciais. O último decreto divulgado pelo Prefeito Municipal, dando continuidade às aulas remotas, foi a gota d’agua para mais um vereador perder a paciência. Oito meses já se passaram e nenhum planejamento efetivo foi feito pela Secretaria da Educação e fundamentado nisso, anunciou a sua retirada de uma situação calamitosa que vive a atual administração pública…

 

  • Baseado no anúncio do vereador, algumas perguntas se fazem necessárias. E os cargos de comissão que estão ocupados por filiados e indicados pelo partido Patriota, serão exonerados? A Secretaria de Cultura que hoje é comandada pelo partido do vereador será entregue? E o prefeito, qual decisão vai tomar? A água está fervendo...

 

  • Uma coisa é certa e notória; as aulas presenciais nas escolas municipais precisam ter data certa para retornar. Os alunos necessitam se adaptar ao novo normal e voltar para as escolas. Para isso um planejamento já deveria ter sido feito desde o mês de janeiro; coisa que não aconteceu... Aliás a Secretaria de Educação não está conseguindo cumprir sua meta mínima obrigatória de investimento na área, estipulada em 25% pelo Tribunal de Contas…

 

  • O que a gente percebe é uma total incompetência da gestão atual, em recolocar o estudo municipal de volta aos trilhos normais. Uma letargia sem precedentes na história do município. Por isso, os incompetentes e seus defensores políticos, verdadeiros contadores de histórias, alegam sucateamento das nossas escolas municipais, o que não é verdade! Basta fazer uma análise das situações entre as escolas municipais e as escolas estaduais. Assim podemos traçar um parâmetro, pois, sem medo de errar, posso garantir que as escolas municipais sempre estiveram estruturamente melhores do que as estaduais...

 

  • Sem contar que esses ataques mentirosos feitos em relação às escolas municipais, feitos por falsos líderes, colocam em dúvida e desmerecem os belíssimos trabalhos e cuidados que os diretores de nossas escolas que por lá estão ou por lá estiveram, sempre mostraram, por todos esses anos. Inclusive, a maioria desses profissionais indicados por eles mesmos - os políticos...

 

  • A questão levantada pelo "Pinóquio sertanezino", de possíveis pendências da Prefeitura Municipal no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), não procede. De acordo com o documento do próprio órgão, em consulta realizada e enviada pelo SIMEC (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação), nada impede o município de realizar qualquer planejamento financeiro através do PAR-4 (Plano de Ações Articuladas), que eles tem que montar e apresentar. O que na verdade eles não estão conseguindo apresentar, talvez por estarem politicamente com as portas fechadas no Governo Federal…

 

  • O documento também mostra que todo o projeto de solicitação de verbas para os municípios tem que ser através do Plano de Ações Articuladas (PAR). Portanto, de acordo com a consulta e o próprio órgão fiscalizador SIMEC, o município de Sertãozinho está apto a solicitar e participar de qualquer projeto que possa contribuir para a melhoria das condições escolares e, consequentemente, para o aprimoramento do índice de Desenvolvimento da Educação…

 

  • Talvez, eles queiram mais uma vez disfarçar e esconder a assombrosa incompetência existente na administração atual. Eles sim acabam de perder cerca de R$ 8 milhões do Projeto da Macrodrenagem, por não apresentarem documentação necessária solicitada em tempo hábil. Portanto a construção das 3 barragens que estavam previstas dentro do projeto estão prejudicadas e não mais serão realizadas porque a verba que já estava prevista e liberada, foi cancelada(!) isso mesmo caro leitor, uma verba já aprovada e liberada foi cancelada, pois simplesmente os responsáveis municipais por essa função não apresentaram as devidas documentações. Desesperado, o prefeito viajou até Brasília na tentativa de reverter a situação, mas sequer foi atendido…

 

  • Um triste fato policial ocorreu em uma certa Autarquia na cidade de Cedrãozinho. De acordo com o BO e informações, uma agressão física e uma confusão generalizada aconteceu entre comando e comandados. Sobraram sopapos e ofensas. Parece-me que as orelhas do tal Superientendente desta vez esquentaram de vez, e não foi com críticas e acusações. Foi com uns tapas mesmo! Seria cômico se não fosse trágico! Lamentável o triste fato e mostra o rumo vergonhoso que as coisas estão tomando na cidade...

 

  • E não foi por falta de avisar e de alertar. Muito triste a gente ver uma Autarquia que sempre foi um modelo de administração e um orgulho para a administração pública, hoje sendo mal gerida por pessoas que vieram de fora, sem nenhum tipo de compromisso com a população. E estranho é saber que o prefeito aceitou este tipo de gente em sua equipe. "Diz-me com quem andas, que direi quem tu és", diz o velho ditado, muito apropriado para o momento. Nós sabemos quais as verdadeiras intenções deste pessoal…

 

  • Quero aqui parabenizar o vereador "Mortadela". Realmente tem demonstrado trabalho em benefício da cidade. Um desses trabalhos foi fazer com que a Secretaria da Saúde, por necessidade, trocasse alguns móveis das UBS’s, dando assim um pouco mais de conforto para os funcionários. Parabéns ao vereador, uma pena que tem deixado se levar por alguns desmandos. Cuidado vereador, o mandato é seu! Quem come na mão dos outros é papagaio…

 

  • Tem uma coisa, na cidade de Cedrãozinho, que está nos intrigando. Esses móveis que a Secretaria de Saúde distribuiu para as UBS’s foram adquiridos como? Foi realizada alguma licitação? Pelo menos no Diário Oficial nada foi publicado. As tais cadeiras foram adquiridas rapidamente, parabéns! Estamos investigando…

 

  • Parte da investigação aponta que uma certa entidade filantrófica de saúde da cidade de Cedrãozinho, coincidentemente, também andou, na mesma época, adquirindo alguns móveis. Pode ter havido uma parceria na compra, por se tratar da necessidade dos mesmos móveis. Mas será que a transação é considerada legal? Vamos continuar investigando…

 

  • E para a felicidade geral da nação e dos nossos estimados leitores, a nossa investigação acaba de descobrir oficialmente que a Secretária da Saúde, usando o seu poder de "Penélope Charmosa", fez com que a Santa Casa adquirisse, por meio de suas próprias verbas e depois fizesse o repasse das referidas cadeiras para as UBS’s, cometendo uma fraude gravíssima de Improbidade Administrativa, utilizando uma entidade particular…

 

  • O pior, é que a irresponsabilidade da Secretária da Saúde pode jogar na lama todo um trabalho de uma Entidade séria como é, e sempre foi a nossa Santa Casa. Dirigida por pessoas responsáveis e sérias. De onde virá a recompensa para suprir o valor financeiro gasto pela Santa Casa nesta compra? É bom esclarecer que todo o repasse feito pela Prefeitura para a entidade é através do Plano Operativo, para pagar atendimentos médicos, medicamentos, internações do pessoal do SUS. Portanto não existe repasse da Prefeitura para a compra de qualquer equipamento ou móveis e esses repasses precisam ser através através de Emendas Parlamentares. O que não é o caso…

 

  • Com certeza a informação jornalística e a denúncia feita deverá cair nas mãos do Ministério Público, que assim como nós, deverá investigar a tal compra das cadeiras. O referido crime está em utilizar o dinheiro público irregularmente, através de uma empresa privada, para "voltar" os bens adquiridos para a Secretaria, fraudando assim a tal licitação necessária. Seria bom o Ministério Público ficar de olho, pois este tipo de procedimento nós já vivemos aqui na nossa cidade, e pasmem, amigos leitores, dentro da própria pasta da Saúde! Onde se aumentavam as horas trabalhadas de alguns funcionários, para que o repasse da prefeitura aumentasse e parte desse dinheiro ninguém sabia para onde ia. Infelizmente, desta vez, irresponsavelmente a Secretária da Saúde, utilizou de sua força para envolver uma dentre as principais e mais sérias entidades de nossa cidade. Com a palavra, o Ministério Público…

 

  • E por falar nisso, parece que a Santa Casa de Sertãozinho deverá ter boas notícias em breve. Os R$ 15 milhões deixados pela administração anterior foi um passo importante para que um belo projeto saísse do papel. A administração atual, com a abertura que deu aos indicados do PSDB em alguns cargos da prefeitura pode fazer a outra grande diferença. O Prefeito deverá ter livre acesso ao Governo do Estado para buscar novas verbas para se completar os valores necessários para a construção ou a reforma da nova Santa Casa…

 

  • Daqui uns dias, funcionários da Prefeitura de Cedrãozinho, vão ter que trabalhar de capacete e de luva de box. Triste, mas diversas vezes anunciado…

 

  • Até a próxima semana...