Gastrite ou Refluxo ?

Gastrite ou Refluxo ?
15/03/2021
  1. Quem tem gastrite tem refluxo?
  2. O que seria gastrite, existem tipos ou tratamentos?
  3. O que melhora ou piora a gastrite?
  4. É verdade que a alimentação interfere na gastrite?
  5. O refluxo nascemos com ele? Ou se pode adquirir?
  6. Refluxo tem cura?
  7. Ambos têm idade?
  8. Algum deles tem caso de cirurgia?
  9. O que fazer para aliviar a gastrite imediatamente?
  10. Onde dói mais quando se tem gastrite?
  11. Quanto tempo pode durar uma crise?
  12. O que fazer para alívios mais rápidos?

 

Respostas

  1. Não necessariamente pois são patologias distintas. No entanto, podem coexistir num mesmo paciente,  em determinado momento da vida.
  2. Gastrite por definição seria uma inflamação da mucosa gástrica. Simplificando seriam dois tipos: aguda e crônica. A Gastrite Aguda como o nome diz é causada por fenômenos agudos, tipo ingestão de grande quantidade de bebida alcoólica, uso de medicamentos do tipo anti-inflamatórios. Gastrite crônica é aquela causada por etiologia que atua de forma mais insidiosa. Dentre elas, a mais comentada e mais comum é aquela causada pela bactéria Helicobacter pylori; existe também a Gastrite crônica atrófica, Gastrite eosinofilica, são as mais lembradas.
  3. Piora com manutenção do fator agressor à mucosa gástrica. Dessa forma, o uso continuado de medicação que agride a mucosa, seria fator de piora, assim como o uso de bebida alcoólica, não erradicação da bactéria Helicobacter pylori. Naturalmente a alimentação não balanceada com produtos mais industrializados, horários incertos, tabagismo, uso excessivo de bebida alcoólica, sobrecarga alimentar constituem fatores de piora. Por outro lado, há melhora quando a alimentação é melhor balanceada, horários mais regrados, ingestão comedida de bebida alcoólica. Manutenção de estado mental mais equilibrado contribui positivamente para a melhora da gastrite; e, o contrário piora o estado da doença.
  4. Existem controvérsia se determinados alimentos produzem efeito danoso à mucosa gástrica, por exemplo a pimenta. Nesse caso, o fator sintoma deve orientar sobre seu uso ou não. Porém, uma alimentação bem balanceada que contenha proteína, carboidrato, legumes e/ou verduras, alimentos frescos em geral é um tipo de dieta que vai ser mais bem digerida e nutricionalmente proveitosa para o organismo do que uma dieta onde prevalece um só grupo alimentar.
  5. As duas formas podem ser consideradas: congênita e adquirida.
  6. O sintoma refluxo pode ter cura a depender da causa. Há que se diferenciar da Doença do Refluxo Gastroesofágico que não tem cura propriamente dita, embora possa ser controlada quer seja com tratamento medicamentoso, tratamento cirúrgico, medidas comportamentais.
  7. Não se sabe exatamente quanto tempo faz que o diagnostico dessas doenças foi descoberto. A gastrite sabidamente é mais antiga. Em relação a idade em que há maior prevalência, no refluxo seriam os pacientes pediátricos e os adultos mais jovens. Hoje, no entanto, a doença está presente em todas as idades. Em relação a gastrite a idade mais acometida seriam os adultos; na gastrite crônica atrófica seriam as pessoas mais idosas.
  8. Gastrite raramente tem indicação cirúrgica, exceto em caso de hemorragia severa incontrolável cuja causa seja a gastrite difusa hemorrágica. Mas, essa condição quase não se vê, posto que as terapêuticas endoscópicas existentes hoje são bem efetivas. Na doença do refluxo há casos em que a cirurgia é bem indicada, entretanto, a recidiva da doença não é desprezível.
  9. Uso de medicamentos do grupo Inibidores da bomba de prótons, retirar o fator causal e cuidar das medidas comportamentais. No caso de dor intensa a consulta médica é imperativa.
  10. Geralmente o local mais doloroso é a região epigástrica (área do abdome logo abaixo do final do esterno).
  11. Pode durar horas até dias, a depender da extensão da gastrite e do fator causal.
  12. Alívios rápidos devem ser considerados sempre sob assistência médica, visto que a automedicação pode trazer efeitos danosos. Penso que a prevenção é o melhor remédio. Uma vida equilibrada mentalmente e alimentação com o melhor balanceamento que a pessoa conseguir fazer, ausência de hábitos nocivos como tabagismo, etilismo, aliada a atividade física regular pode trazer grandes benefícios à saúde do aparelho digestório e também do corpo como um todo.