Furto em dutos de combustível tem aumentado na região

08/09/2020

Da Redação

Na madrugada da última quinta-feira (3) Sertãozinho sofreu a ação de criminosos que furtaram combustível de um dos dutos da Petrobrás, operados pela Transpetro, em uma prática ilegal denominada derivação clandestina.
A prática tem se tornado constante na região. Nos últimos seis meses, Ribeirão Preto e municípios próximos vêm sendo alvo dessas ações delituosas, colocando em risco a integridade dos equipamentos da empresa, a população local, a fauna, a flora e o meio ambiente, devido à possibilidade de contaminação do solo, incêndio e explosão.
Na ocorrência registrada no meio da semana, após perfurar um duto em área rural, com plantação de cana-de-açúcar, os meliantes furtaram combustível e, propositalmente, causaram um vazamento de hidrocarboneto altamente inflamável no local, deixando grande área de solo e plantio contaminado, expondo moradores rurais ao perigo e propiciando dano ambiental e material de elevado montante.
A prática dessa modalidade criminosa vem sendo largamente combatida pelos órgãos de segurança pública e os criminosos, quando capturados, são duramente penalizados pela combinação de vários crimes conexos.
“Soma-se a isso a exposição da população lindeira à faixa de dutos ao perigo iminente, causado por maus brasileiros que, pela ganância de lucro rápido, pouco se importam com pessoas, animais, contaminação de terreno e córregos que cruzam os campos”.
“As medidas preventivas de preservação das faixas de dutos são recorrentes e os meios alocados em prol dessa atividade, aliados aos desenvolvidos pelos organismos de segurança pública buscam minimizar ao máximo as ações delituosas dessa natureza.”
“A maior preocupação da Transpetro e das autoridades partícipes nas operações de transporte de combustíveis em dutos é com o bem estar e segurança da população, atuando sempre com seriedade, compromisso e responsabilidade, visando a evitar acidentes que possam causar o pânico, a exposição ao perigo e a morte de pessoas”
“As ações criminosas desenvolvidas por grupos de delinquentes na região de Ribeirão Preto e municípios vizinhos, bem como em outras regiões do estado de São Paulo, devem ser banidas e seus perpetuadores severamente punidos nos rigores das leis vigentes.”
“A Transpetro solicita à população paulista que qualquer ação atípica envolvendo dutos pode ser informada pelo telefone ‘168’, sendo a ligação gratuita e o anonimato garantido.
Vamos juntos proteger a nossa terra, a nossa gente, o nosso bem maior, “nossas vidas”.

fotos