Fotógrafo registra sequência de raios antes de chuva

Imagens foram capturadas no centro de Sertãozinho, entre 21h13 e 21h30 do domingo, 1. Jefferson Corrêa flagrou ao menos 2 das 19 descargas estimadas pelo Inpe. Foto: JEFFERSON CORRÊA
06/03/2015

Da Redação

Antes da chuva que caiu na noite de domingo, 1, o fotógrafo Jefferson Corrêa deixou tudo preparado e conseguiu registrar uma sequência de raios da janela de seu apartamento, na região central da cidade. As descargas elétricas foram flagradas entre 21h13 e 21h30.

 Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ao todo 19 raios atingiram o município no domingo - número considerado abaixo da média pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) -, e, de acordo com Corrêa, a chuva durou poucos minutos.

O tempo, no entanto, foi suficiente para que o fotógrafo, aficionado por raios, conseguisse marcar o instante de ao menos duas descargas. “Faz tempo que procuro registrar esse fenômeno, pois admiro os raios, apesar de serem perigosos. (...) É um desafio grande pegar o momento certo das quedas”, diz.

Ele montou seu equipamento do oitavo andar de um edifício residencial e deixou o obturador de sua câmera aberto para conseguir uma alta exposição. Ele acredita ter uma noção das áreas que podem ter sido atingidas. “Os raios devem ter caído fora do perímetro urbano, em alguma mata ou próximos às indústrias aqui do município”, afirma.