FIQUE ATENTO! Exigir a notificação de casos suspeitos de dengue é direito garantido aos moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses

FIQUE ATENTO! Exigir a notificação de casos suspeitos de dengue é direito garantido aos moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses
23/03/2015

Saúde é um dos assuntos prioritários para a Administração Municipal que, no início de fevereiro, deu mais um importante passo para intensificar as ações de prevenção e bloqueio de transmissão de dengue e febre chikungunya, com a publicação do Decreto nº 6.277, que determina a notificação compulsória imediata (realizada em até 24 horas) dos casos suspeitos das doenças aos serviços de Vigilância em Saúde do município.

A regra vale tanto para os serviços públicos de saúde, quanto para os privados (convênios médicos) e, dessa forma, exigir a notificação dos casos suspeitos tornou-se um direito garantido aos moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses. “O decreto tem sido amplamente divulgado entre todos os serviços de saúde do município. Mesmo assim, percebemos que muitos casos ainda passam ‘despercebidos’, ou seja, não são notificados à Vigilância. É preciso conscientização por parte do profissional de saúde que realiza o atendimento, pois é a partir da notificação dos casos suspeitos, que algumas medidas de controle são executadas, dentre elas o bloqueio de criadouros. Além disso, podemos dimensionar a quantidade de casos com mais precisão e rigor, que nos permite executar as devidas ações em tempo oportuno”, relata a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro.

Com o objetivo de buscar um comprometimento ainda maior dos serviços de saúde, a Vigilância Epidemiológica tem realizado visitas técnicas às unidades de saúde (UBSs, Pronto Atendimentos, hospitais e laboratórios). “Nosso objetivo é esclarecer a importância do cumprimento do Decreto, além de auxiliar e orientar na otimização do atendimento aos casos suspeitos de dengue. De qualquer forma, é importante que a população também cobre a conduta de notificação por parte do profissional de medicina, uma vez que, ele está respaldado por Lei para exigi-la”, reforça a coordenadora do setor, Ana Paula Santos.

Conforme já mencionado, a importância da notificação está diretamente ligada à eficácia das ações de prevenção, pois quando um caso suspeito chega até a Vigilância, oriundo de qualquer serviço de saúde do município, o Núcleo de Controle de Vetores é acionado, para realização do bloqueio de criadouros no endereço citado pelo paciente, visando interromper o mais rápido possível a cadeia de transmissão da doença, evitando o surgimento de novos casos.

A coordenadora do Núcleo de Controle de Vetores, Milena Balthazar Ribeiro, afirma que as palavras de ordem para evitar o crescimento da dengue são união e consciência. “A única garantia para que não exista a dengue é a ausência do vetor. Assim, além de todas as medidas de manejo ambiental que impeçam ou minimizem sua propagação, evitando ou destruindo os criadouros potenciais do Aedes aegypti, é extremamente importante a participação da comunidade, no sentido de evitar a infestação domiciliar pelo mosquito, através da redução de criadouros potenciais dentro do perímetro de suas residências”, destaca.

 Apesar das notificações e dos casos confirmados de dengue terem diminuído em relação ao ano passado, o município está em estado de alerta para a doença. De 1º de janeiro de 2015 até o fechamento desta matéria (19 de março), a Vigilância Epidemiológica recebeu 89 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que, desses, 46 foram confirmados; no mesmo período do ano anterior, foram 130 notificações e 77 confirmações. “Esse alerta para a doença deve mobilizar não só o Poder Público, mas também os serviços de saúde e a população. Graças às campanhas de conscientização realizadas e ao trabalho incansável dos agentes de Controle de Vetores, estamos assistindo à redução gradativa dos casos em nossa cidade. E é assim que temos de continuar”, sinaliza a secretária Rita Montenegro.

É muito importante esclarecer que, o município de Sertãozinho ainda não registrou qualquer caso de febre chikungunya e nem óbitos em decorrência de dengue.

Os cidadãos interessados podem consultar o Decreto nº 6.277, que dispõe sobre a notificação compulsória de casos suspeitos de dengue e febre chikungunya, no site da Prefeitura Municipal (www.sertaozinho.sp.gov.br), na edição nº 1.358 do Jornal Oficial de 11 de fevereiro de 2015.

Dúvidas podem ser esclarecidas junto ao serviço de Vigilância Epidemiológica, através do telefone 3945-7640 ou do e-mail vigilanciaepidemiologica@sertaozinho.sp.gov.br.

(Assessoria de Comunicação PMS)