FIL ocupa 25 pontos da cidade com programação gratuita

De 15 a 24 de agosto, a 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto cresce em alcance e programação
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), um dos maiores eventos literários do país, está prestes a começar e, neste ano, chega à sua 24ª edição ocupando 25 espaços em diferentes regiões da cidade — cinco a mais que no ano anterior. A ampliação busca atender à programação intensa da feira, que reúne mais de 500 atividades gratuitas.
Com o tema “Futuros Possíveis: entre linhas e parágrafos”, a edição de 2025 propõe reflexões a partir da obra do sociólogo e escritor italiano Domenico De Masi, com destaque para o livro Caminhos da cultura no Brasil: um olhar sobre o futuro.
Programação no Centro
O Theatro Pedro II será novamente o principal ponto do evento, com a cerimônia de abertura, shows, peças teatrais, rodas de conversa e debates, distribuídos por sua Sala Principal, Auditório Meira Júnior, Hall e Esplanada. Nesta última, também estarão o Ambient de Leitura e a Tenda Sesc Senac, com apresentações variadas.
Próximo ao teatro, o Centro Cultural Palace receberá exposições, lançamentos de livros, sessões de cinema, saraus e bate-papos com autores. A Biblioteca Sinhá Junqueira também fará parte da programação, com atividades para o público infantil e adulto, incluindo oficinas, contações de histórias e encontros com escritores.
A Praça XV segue como um dos espaços centrais da FIL, com estandes e atrações como o Espaço Favela (da CUFA), a Bibliocasa, o Ônibus Livro Vivo, a Usina do Saber, o Labirinto da Bioenergia e o estande da Prefeitura de Ribeirão Preto.
Outros espaços do centro também integram o circuito da feira, como a Biblioteca Padre Euclides, os museus Casa da Memória Italiana e da Imagem e do Som (MIS), o Palacete Camilo de Matos, o Teatro Auxiliadora e a Sala Clara Cauchick, no Shopping Santa Úrsula.
Programação nos bairros
A FIL amplia seu alcance para outras regiões de Ribeirão Preto. No leste da cidade, a programação chega ao Teatro Sesi e ao CEU das Artes. Na zona norte, as atividades ocorrem no Teatro Municipal e no Centro Cultural Quintino. Já na zona oeste, o destaque é o Centro Cultural Vila Tecnológica. “A descentralização reforça o compromisso da feira com a democratização do acesso à leitura e à cultura”, explica a curadora da feira e vice-presidente da FIL, Adriana Silva.
Acesso gratuito e orientações
Todos os eventos são gratuitos. Para as atividades no Theatro Pedro II, é necessário retirar senha com uma hora de antecedência, na Central de Informações da FIL, localizada na Praça XV. Já para o Teatro Municipal e a Biblioteca Sinhá Junqueira, a retirada das senhas ocorre no próprio local. Nos demais espaços, o acesso será por ordem de chegada, conforme a capacidade do ambiente.
Algumas atividades têm vagas reservadas para escolas. Todos os locais possuem acessibilidade.
Durante os 11 dias da feira, mais de 100 monitores estarão espalhados pelos espaços para auxiliar o público com informações, organização de filas e orientação sobre as atividades.
A realização da FIL conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Governo, Casa Civil, Educação, Cultura e Turismo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Fiscalização Geral e Saerp; do Ministério da Cultura do Governo Federal, da Secretaria Estadual da Cultural, Economia e Indústria Criativa, Sesc e Senac.
Atendimento à Imprensa - Verbo Nostro Comunicação Planejada