Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta Sertãozinho e reforça protagonismo do Brasil na bioenergia

A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana, realizada em Sertãozinho (SP), confirmou o sucesso do evento, reunindo milhares de visitantes, um clima de negócios intenso e, claro, o calor característico da região nesta época do ano.
Paulo Montabone, representante da organização, participou do Poscast com a Dra. Rita Tonielo, que esteve presente na feira e destacou a evolução do evento desde os tempos em que era voltado apenas ao setor sucroalcooleiro.
“Já fomos sucroalcooleiros, depois sucroenergéticos, e hoje nos definimos como setor da bioenergia. O Brasil segue como protagonista mundial quando o assunto é biocombustível”, afirmou.
Fenasucro movimenta toda a economia local e regional
Hotéis, bares e restaurantes recebem visitantes de vários estados e países. Isso aquece a cadeia de serviços e mostra a força da feira para Sertãozinho e região.
Nesta edição, foram mais de 300 expositores apresentando mais de 5 mil novidades tecnológicas, que vão desde esteiras hidráulicas até soluções voltadas para a transição energética global, como etanol de segunda geração, combustível de aviação, hidrogênio verde, biogás e biometano.
Montabone reforça que essas inovações visam atender a uma demanda crescente por energias limpas em veículos pesados, aviões e navios, o que poderá dobrar o número de usinas no mundo.
A feira também é marcada por conteúdo técnico de alto nível. Organizada pela RX, maior empresa de eventos do mundo, a Fenasucro oferece mais de 100 horas de palestras com especialistas do setor, sem custo para os palestrantes.
“Eles entendem o valor da feira para o mercado global e usam essa plataforma para disseminar conhecimento e inspirar novas gerações”, destacou.
O evento ainda cumpre papel estratégico de interlocução com autoridades e governos, com o objetivo de impulsionar políticas públicas favoráveis à bioenergia.
Montabone acredita em um futuro promissor:
“Cada vez mais países vão adicionar etanol à gasolina, como já faz a Índia, reduzindo emissões e proporcionando qualidade de vida. O Brasil tem capacidade de liderar esse processo.”
Montabone fez os agradecimentos
“Parabéns, sucesso mais uma vez, eu fico muito feliz de fazer parte desse agronegócio, dessa feira, dessa feira ser na minha cidade, quando eu falo, cidade é minha, é nossa, de Sertãozinho. Eu que agradeço a família toda Tonielo, em nome do seu pai, Antônio Eduardo Tonielo, que é o precursor da Fenasucro e Agrocana, que nos ajuda a entregar aqui em Sertãozinho uma feira de grande porte de nível internacional aqui da nossa região para o mundo”.
LEGENDA
Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana 2025