Falando de economia - O sucesso se faz com administração

Falando de economia - O sucesso se faz com administração
05/02/2024

Notícias assustadoras na imprensa esta semana dão conta de que a atividade econômica está em retração. Ouras notícias animadoras dão conta que a atividade econômica está em aceleração. Indústria, laranja, álcool, câmbio, geração de empregos, produção. Temas que habitualmente participaram das discussões da semana, rivalizando com outros de esporte, cultura, política. Aliás, temas complementares que acabam tornando-se substitutos (fala-se de um para não falar do outro).

Na volta às aulas, uma dúvida era comum entre alguns alunos: uma empresa realmente quebra por culpa do governo? E a resposta é obvia: claro que não. O governo é o mesmo, para todas as empresas e todos os agentes. Na alta, quando estão ganhando muito, não se agradece ao governo. Por que então culpá-lo pelos problemas?

Precisamos atingir eficiência e eficácia apesar do governo, ainda que o governo (municipal, estadual e federal) crie dificuldades. Isso se faz com gestão, gerenciamento, administração.

Segundo pesquisas, as causas da alta mortalidade das empresas no Brasil estão fortemente relacionadas, em primeiro lugar, a falhas gerenciais na condução dos negócios, seguida de causas econômicas conjunturais e tributação. As falhas gerenciais, por sua vez, podem ser relacionadas à falta de planejamento na abertura do negócio, levando o empresário a não avaliar de forma correta dados importantes para o sucesso do empreendimento, como a existência de concorrência nas proximidades do ponto escolhido e a presença potencial de consumidores.

Para Resnik (1990), a boa administração e a capacidade de entender, dirigir e controlar a empresa baseia-se na atenção crítica do proprietário-gerente aos poucos fatores decisivos responsáveis pelo sucesso e sobrevivência da empresa. O autor acredita que essa administração eficiente pode ser apreendida mesmo antes que empresa fique presa nos erros básicos que causam o seu fracasso.

A Fatec – Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho, faculdade estadual, portanto pública, gratuita, oferece esta oportunidade de qualificação através da oferta de vagas remanescentes para quem já fez outro curso superior e agora busca a ciência administrativa. O curso de Gestão Empresarial tem a duração de apenas três anos e qualifica o profissional para exercer a gestão de qualquer tipo de organização ou mesmo empreender no mercado.

Candidatos com curso superior de graduação em qualquer área, com diploma devidamente registrado, pode solicitar ingresso em uma vaga remanescente da Fatec sem a necessidade do processo vestibular. A vaga pleiteada pode ser de qualquer semestre, inclusive do primeiro, respeitando-se a similaridade de disciplinas entre a graduação já cursada pelo candidato e o curso pleiteado na Fatec.

Boa formação faz a diferença, afinal, a cultura ajuda a melhorar a capacidade de julgar, de escolher o caminho certo, tomar as melhores decisões.

 

Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor do curso de Gestão Empresarial da Fatec/STZ e da Unip/RP.