Falando com Rogério Constantino

20/05/2024

A Polícia Federal de Ribeirão Preto deflagrou, nesta quinta-feira, 16/05/2024, a operação PALLIUM, referente às práticas de crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Os investigados organizaram uma rede de “laranjas” e empresas de fachada, com a finalidade de estabelecer uma estrutura financeira destinada a movimentar recursos de origem ilícita obtidos com a prática de crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, dentre outros.

Basicamente, os recursos eram depositados e remetidos através de operações entre contas pessoas físicas e jurídicas, até chegar o momento de aplicar alguma estratégia para seu envio ao exterior.

As estratégias adotadas seriam o dólar-cabo e suas variações, nas quais os reais transitados pelo sistema financeiro por meio de “laranjas” e empresas de fachada eram utilizados para a compensação de recursos movimentados no interesse do operador e seus clientes donos dos recursos ilícitos.

O cerne da investigação consistiu em identificar as empresas de fachada e “laranjas” utilizados no esquema e a forma como tudo ocorria para, ao final, requerer as medidas de busca deferidas, com o objetivo de coletar elementos de prova convergentes aos fatos investigados e indicados nas fichas de alvo.

Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca em 10 cidades, localizadas nos Estados de SP, MG, PE e PB, e empregado o efetivo de 85 policiais federais.

Os crimes apurados estão previstos nos arts. 288 e 299 do CP c/c art. 1º da Lei 9613/98 e art. 22 da Lei 7492/86, cujas penas mínimas e máximas podem variar de 7 a 24 anos de prisão.

 

Polícia Civil deram cumprimento a buscas domiciliares e prisão em Guariba e em Pitangueiras

 

Polícia Cívil do Estado de São Paulo, através das delegacias de Fernandópolis, Guariba, Sertãozinho, Pitangueiras e Monte Alto, deram cumprimento a mandados de buscas domiciliares e prisão nas cidades de Guariba. Pitangueiras, sendo alvo dos trabalhos um casal já conhecido no crime de furto e roubo de tratores em áreas rurais da região, bem como nos estados de MG e PR! O líder da quadrilha, proprietário de uma padaria, foi surpreendido pelos agentes em sua área de lazer de alto padrão na cidade de Guariba. Valores e celulares foram apreendidos.

 

Polícia Civil investiga morte de adolescente ao encostar em poste e levar choque elétrico

 

A Polícia Civil de Barretos está investigando a morte de um adolescente de 14 anos, depois que ele levou um choque elétrico ao encostar em um poste. O caso aconteceu perto de um campo de futebol no bairro Vila Nova em Barretos. Segundo boletim de ocorrência, Carlos Eduardo Serafim jogava bola com amigos, quando foi tomar água em um bebedouro que fica perto de um poste de iluminação. Ele teria encostado no poste e levado a descarga elétrica. O jovem chegou a dar alguns passos e caiu no gramado. Uma equipe do SAMU tentou reanimá-lo por 25 minutos, mas, infelizmente, o adolescente não resistiu. O corpo foi levado ao IML. O caso está sendo investigado como morte suspeita.

FONTE QRU NEWS

 

Guarda Civil de Sertãozinho prende procurada pela Justiça

 

Equipe do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Metropolitana de Sertãozinho, durante patrulhamento no bairro Jardim Iracema, abordou uma mulher em atitude suspeita, que, após pesquisa, constatou divergência nos dados pessoais informado por ela. Os agentes do GOC realizaram contato com DIG/DISE, que, através do setor de investigações, apuraram que a mulher detida era procurada pela Justiça, na cidade de Avaré - SP. Foi dado cumprimento ao mandado de prisão e ela recolhida ao sistema prisional.