Estudantes criticam nova data do Enem
Entidades estudantis do Brasil estão descontentes com a nova data do ENEM 2020, que será em janeiro. Isso porque a decisão do MEC não comtemplou a maioria dos estudantes que votaram na data favorita, que seria maio de 2021.
Inicialmente previsto para realização em novembro deste ano, o exame foi adiado por conta da pandemia de coronavírus. Os mais de 5 milhões de estudantes inscritos na prova puderam votar em uma enquete em três opções para a nova data, sendo dezembro de 2020, janeiro ou maio de 2021. A data escolhida pela maioria dos estudantes que participaram da votação foi maio de 2021.
A União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e a Associação Nacional dos Pós Graduandos alegam que a decisão do Governo Federal para o dia da prova demonstra que não existe diálogo democrático com os estudantes.
De acordo com o MEC, se a prova fosse realizada em maio do ano que vem, os alunos ingressariam nas faculdades apenas no segundo semestre de 2021. E a escolha da data para janeiro não vai prejudicar o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre.
Vale lembrar que o ENEM foi adiado após pressão por parte dos estudantes e parlamentares por conta da pandemia que suspendeu as aulas no país. Com a decisão do MEC, a prova impressa será realizada em 17 e 24 de janeiro de 2021 e a prova digital nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro. (Com informações do BR Mais News)