Esses quatro hormônios podem estar impedindo você de emagrecer
Sabia que seus hormônios podem estar impedindo seu progresso?
Faz dieta, treina, mas a balança teima em não descer? Às vezes, o “culpado” não é a sua força de vontade, mas hormônios desequilibrados. Insulina, cortisol, testosterona e estradiol controlam apetite, metabolismo e armazenamento de gordura. Como nutrólogo, investigo esses marcadores para ir além dos sintomas e atacar a causa real. Emagrecimento consistente começa com avaliação completa.
Insulina
Se mantida em níveis elevados, tende a promover o armazenamento de gordura na região abdominal e dificulta o uso de gordura como combustível.
Cortisol
Em excesso contínuo, eleva a fome, incentiva a ingestão de açúcares e carboidratos e, consequentemente, contribui para o ganho de peso.
Testosterona
Com o aumento de peso, os níveis de testosterona tendem a diminuir, o que atrapalha o desenvolvimento de massa magra e estimula ainda mais o depósito de gordura.
Estradiol
Em mulheres, queda no estradiol pode elevar o apetite, intensificar a retenção de gordura abdominal e desacelerar o metabolismo. Nem sempre é questão de disciplina: pode ser desequilíbrio interno.