Entrevista - “Somos um extrato da sociedade, recrutados por ela mesma, para gerenciar a cidade e os serviços necessários ao desenvolvimento social”

19/06/2017

A citação acima é do secretário municipal de Administração, Carlos Roberto Liboni, o entrevistado desta semana que, dentre suas responsabilidades, supervisiona três setores importantes (Licitações e Suprimentos; Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação), além de cuidar de cerca de 3.000 servidores.

Liboni faz uma reflexão nesta entrevista, com variáveis importantes dentro do universo público. Confira.

 

 

Vamos começar por Gestão de Pessoas. Como é gerir a maior “empresa” de Sertãozinho, com tantos talentos em diversas áreas?

 

Carlos Roberto Liboni - Administrar especialmente equipes de trabalho é, por definição, um desafio ao equilíbrio. Colocar uma máquina em funcionamento, cuidando de cada peça individualmente, sem desgaste, e buscando a maior produtividade possível, é um objetivo permanente.

Como numa orquestra, você tem em cada membro da equipe uma contribuição pessoal para a harmonia do resultado. O desafio é muito instigante. A Secretaria de Administração conta com três departamentos, e a Prefeitura tem mais de 3.000 funcionários. Trata-se de uma “empresa” complexa, que se movimenta de maneira muito regulada, e que exige uma reflexão permanente para ajustar seus procedimentos.

 

Qual a avaliação que faz da secretaria desde janeiro deste ano, quando passou a administrá-la?

 

Liboni - A Prefeitura, nesta gestão de 2017, não sofreu nenhum impacto na sua estratégia de gestão, pois continua sob a batuta do prefeito Zezinho Gimenez, com sua filosofia de gestão.

Existe, evidentemente, um período de adaptação e aprendizado para quem muda de posto, mas já é possível avaliar o excelente trabalho que a secretaria anterior vinha realizando. Além de conquistas pontuais que modificam a cultura tem, também, um trabalho de evolução sistemático com a modernização das tecnologias e o controle institucional, como o Tribunal de Contas e o Ministério Público.

Entendo que o Prefeito Zezinho Gimenez, em seus três mandatos anteriores, implantou uma gestão de profundo respeito pelo orçamento, seriedade na gestão das pessoas e cuidado com o patrimônio público. Certamente, esse é um legado que fica.

 

Invariavelmente, com tantas pessoas e com pensamentos distintos, é normal ter alguns problemas e conflitos para gerenciar. Como o senhor vem administrando tudo isso?

 

Liboni - Cada ser humano é um universo em si próprio. Cada um de nós tem pensamento próprio em todas as atividades humanas. É natural acontecerem divergências e conflitos de opinião, especialmente no ambiente de trabalho. A ferramenta que suponho mais efetiva para harmonizar a equipe é a identificação de valores que sejam comuns e a associação das pessoas em torno deles. É possível aproveitar o talento de cada um, valorizando o coletivo e minimizando os efeitos individuais.

Na Prefeitura de Sertãozinho temos profissionais de grande competência, com enorme conhecimento especifico do setor público, e que contribuem muito com o desenvolvimento das técnicas de gestão.

É importante valorizar e abrir espaços para que tais profissionais possam, cada vez mais, influenciar os rumos da administração pública.

 

Outros setores importantes estão sob sua responsabilidade, como o Departamento de Licitação, por exemplo. Como é cuidar de um setor tão decisivo para a gestão pública?

 

Liboni – A licitação é basicamente um processo de compra. E, consequentemente, o objetivo do departamento é comprar sempre com excelência. Isso passa por um cuidado especial com preços, prazos e qualificação de fornecedores. Por isso, a responsabilidade é tão grande. As compras são sustentadas por recurso público, o prazo e a qualidade têm a ver com a expectativa dos serviços a serem oferecidos à população; portanto, sob estreita vigilância. Dito isso, os contratos de compras são bastante regulamentados, e exigem uma equipe com profundo conhecimento legal para administrá-los.

Para mim, que trago alguma experiência gerencial, é uma oportunidade de agregar algum valor da iniciativa privada ao setor público. 

 

Qual marca o senhor pretende deixar até o momento em que estiver na Secretaria Municipal de Administração?

 

Liboni - Eu gostaria de deixar na Prefeitura o registro das experiências vividas, através de uma coleção de procedimentos inspirados nas certificações internacionais, que possam servir de modelo para o funcionamento da Administração, garantindo, assim, uma qualidade operacional crescente.

Mesmo que a equipe perca um profissional, sua memória ficará retida junto à organização, sem prejuízo na continuidade do serviço prestado.

Outro ponto importante é desenvolver uma cultura de cooperativismo entre as secretarias, visto que cada uma, apesar de ter uma finalidade específica, com variáveis próprias, se utiliza da mesma estrutura funcional.

Finalmente, mas não menos importante, gostaria muito de deixar uma equipe mais orgulhosa do trabalho que realiza, a partir da consciência de que todos são importantes demais para a população. Que a autoestima possa ser uma ferramenta de motivação, sabendo que somos um extrato da sociedade, recrutados por ela mesma, para gerenciar a cidade e os serviços necessários ao desenvolvimento social.

 

Quais os próximos desafios da Secretaria de Administração, e como a população pode acompanhar o trabalho da sua pasta especificamente?

 

Liboni - Tenho algumas referências importantes que dirigem o meu trabalho. Elas fazem parte do Plano de Governo que o prefeito Zezinho Gimenez e o vice Nilton César Teixeira propuseram ao Município.

Consolidar a ideia da Transparência Pública, com o fortalecimento dos canais de comunicação do poder público com a sociedade; otimizar o mecanismo de licitações, buscando aumentar a  publicidade e economicidade  de compras; disciplinar a gestão de contratos e fiscalização dos processos de fornecimento de materiais e serviços; melhorar o sistema de gestão de documentos, iniciando o processo de digitalização de arquivos públicos; revitalizar um programa de treinamento e capacitação de pessoal, e incentivar inovações no processo de gestão de pessoas. Essa é a bússola de trabalho.

Acompanhar, sugerir e criticar nosso trabalho é um exercício democrático que muito contribui para o sucesso da empreitada, e isso é possível através de diálogo com a secretaria, com mensagens por meio da Ouvidoria Municipal e acessando o Portal da Transparência, no site da Prefeitura: www.sertaozinho.sp.gov.br. (Assessoria de Comunicação PMS)